Game of Thrones: The Exhibition, a experiência

Game of Thrones: The Exhibtion deveria ter outro nome. A reunião de peças de figurino e cenografia, junto à instalação de uma réplica do Trono de Ferro e da atividade interativa da Batalha de Black Water, traz muito mais do que uma simples exibição. Para muitos será uma verdadeira experiência, diferente de tudo que já tivemos em nosso país.

Ela segue o molde do que tem se tornado uma tendência: as exposições de acervos cinematográficos. Por conta da quantidade, não pode ser comparada a Star Wars The Exhibition, que trazia inclusive peças do cenário e representações teatrais. Está mais para Harry Potter The Exhibtion, que reúne acervo pouco maior, mas que acaba desapontando pelo esquema de visitação por percurso.

É aí que GoT The Exibhition se torna uma experiência. O fã da série que rompeu as dificuldades para conseguir ingresso, ou mesmo para visitar a exposição no horário disponível, tem a vantagem de fazer o seu próprio percurso dentro do espaço. Além disso, ele poderá tirar fotos com sua câmera ou celular, já que a publicação em redes sociais é incentivada.

O Shopping oferece sistema de wifi gratuito, mediante a um cadastro para criação de login e senha. A meia luz e as proteções em vidro grosso acabam atrapalhando na hora de fazer fotos, por conta dos reflexos. Nada que um bom ângulo não resolva.

Os fãs que visitarem o espaço da exposição dentro do Shopping JK Iguatemi terão a chance de ver de perto objetos que realmente fizeram e continuarão a fazer parte das gravações da série. Vale lembrar que a exposição é intinerante e que a parada final é Belfest, cidade onde originalmente Game of Thrones é gravada. Ali os adereços voltam para o estúdio, para a gravação do quarto ano do programa.

GoTExhibition

Como dito, as peças vão de figurinos a objetos de cena, incluindo ainda artefatos criados pela equipe de efeitos especiais para dar mais realidade à série. Entre tais objetos, a emblemática cabeça empalada de Ned Stark. Trata-se da mesma usada em uma das sequências mais marcantes do programa.

Você poderá perceber que ela teve uma construção hiper-realista. Tanto que seu interior traz, recriado em material sintérico, o que seriam as camadas de pele, cartilagem e ossos, como a de qualquer um de nós. Tudo isso para que, independente do movimento da peça durante a queda, ela fosse filmada da forma mais autêntica possível. Qualquer lado dela que aparecesse em cena seria realista o suficiente para você acreditar que aquela era a cabeça do ator Sean Bean. Um primor!

O salão foi dividido em alas, cada qual com bom material em texto e áudio-visual na parade. Isso completa ainda mais a visitação. E como o tempo de permanência é relativamente maior do que o suficiente, você pode dar uma lida em tudo. Cada ala por sua vez traz um bocado sobre as famílias. Claro que fica difícil separar categoricamente os personagens por núcleos familiares, pela locomoção deles dentro da história.

Com isso, algumas divisões e junções de personagens foram feitas. Os acessórios de Joffrey, por exemplo, estão na área dos Lannister, quando teoricamente (inclusive na trama da série) o personagem é da casa Baratheon.

A atividade interativa de Black Water pode ser experimentada por até três pessoas ao mesmo tempo. O truque é mirar o arco e flecha nas manchas de fogo vivo que flutuam sobre as águas da baía, e disparar em seu alvo antes que a energia se esgote. São três sequências de tiro até que você possa ver sua pontuação.

A grande estrela do evento é mesmo o Trono de Ferro, uma réplica também realista que você poderá conhecer de perto. Há um fotógrafo profissional para garantir uma boa imagem sua como Rei.

A dica é fazer sua foto sozinho. Se mais de uma pessoa se juntar para a foto, você acabará ganhando apenas uma — esta regra é para evitar filas. Como todo mundo quer ter seu momento como Rei de Westeros, aproveite só você. Com um dos canhotos de seu convite você pode retirar a foto impressa. Na entrada do evento você pode autorizar para que ela seja publicada automaticamente em seu perfil no Facebook.

Game of Trones The Exhibition é com certeza um dos maiores eventos que os fãs de série receberam aqui no Brasil nos últimos anos. Uma ótima iniciativa de brand a HBO, que já nos deixa com vontade de mais e mais. Que inspire outros canais a desafios como este, que com certeza aproximam os fãs não apenas da série, mas das marcas envolvidas com ela.

Confira algumas imagens da exposição ao final deste texto.

Serviço

Game Of Thrones: The Exhibition
Ingressos esgotados
de 25 a 30 de abril
Exposição limitada a 250 pessoas simultaneamente, com entrada liberada por ordem de chegada considerando cada sessão.
Classificação Etária: 16 anos
Permitida a entrada de máquina fotográfica — exceto profissionais
Shopping JK Iguatemi, terceiro andar
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041

[nggallery id=295]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER