Game of Thrones: uma estória em várias plataformas

Desde a estreia da segunda — e tão aguardada — temporada de Game of Thrones, a HBO vem apostando em diversas ações para tornar a experiência do espectador mais completa. O alto investimento na trama é nítido em cada cena, há uma riqueza de detalhes desde a cenografia ao figurino e, principalmente, nas estratégias ligadas a convergência. A emissora já pagou tatuagem dos brações para os fãs mais ávidos e criou várias ações no Facebook. Porém, depois de tirar do ar o aplicativo Get Glue no dia de sua season première , a HBO não pensou duas vezes e está usando o buzz dos fãs nas redes sociais e a second screen para engajar ainda mais o espectador.

Denominada Game Of Thrones Season 2: In 140 Characters Or Less, a emissora americana mobilizou os fãs para descreverem a série em apenas 140 caracteres no Twitter, os melhores ‘resumos’ seriam colocados no vídeo promocional de Games of Thrones. Além disso, todos os tweets com a hashtag #140GOT eram redirecionados automaticamente para o site oficial da campanha o www.got140.com.

As melhores postagens sobre a série foram incorporadas ao vídeo promocional, fazendo alusão às frases de críticos e grandes jornais que sempre aparecem em vídeos do gênero:

Posteriormente, a HBO fez parceiras com o Tumblr e com o aplicativo Miso, e promete lançar ainda esse ano um jogo no Facebook, como noticiamos aqui. O Game of Thrones Ascent ainda não teve a sua data de lançamento divulgada, mas a produtora do game social, a Disruptor Beam, afirma que o jogador poderá se aliar as nobres famílias de Westeros e cada decisão tomada irá influenciar no curso da trama. Seguindo o padrão da plataforma, o jogo será gratuito, no entanto, o jogador poderá pagar para obter itens extras.

Incrível, não?! Pois é, todas essas ações que nos fazem querer mergulhar na estória, comentar nas redes sociais, dar check in no Get Glue e no Into Now , ferramentas da cultura da convergência.

Você, leitor, exercita e é sujeito fundamental desse fenômeno que está mudando as ações de marketing — como essas citadas no post — e as métricas de audiência de grandes canais como a HBO e CBS. Hoje, as emissoras não querem só saber os índices de audiência, mas o que você, sim, você mesmo, acha das séries deles.

Quais links compartilha, quais são os seus tweets, o que você comenta quando assiste as séries, enfim a sua impressão sobre o produto.

Essa coluna irá tratar da Cultura da Convergência e de seu fenômeno mais recente, a Social TV, e como eles estão presentes em 90% dos seriados da TV americana. Juntos vamos descobrir maneiras de vivenciar e compartilhar o que estamos vendo na TV, no tablet ou no computador, de forma que possamos imergir ainda mais no mundo das séries.

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