Game of Thrones: uma luta por poder

Quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não existe meio-termo.” — LANNISTER, Cersei

Existem determinadas séries que estão em seu ápice e Game of Thrones é uma delas. Você muito provavelmente já ouviu falar sobre a famosa série da HBO, uma adaptação da série literária As Canções de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. A adaptação é de D. B. Weiss e David Benioff.

Com quatro temporadas até agora e todas de excelente qualidade, Game of Thrones é sobre Westeros, uma terra muito semelhante à Europa Medieval, mas com a diferença de que as estações duram anos, as vezes décadas. A história tem foco na guerra pelo Trono de Ferro, que controla os Sete Reinos. Ainda que com determinadas diferenças dos livros para a série, GoT (como é apelidada) pode sim ser considerada uma boa adaptação.

Em Westeros, a batalha pelo Trono de Ferro é quieta, no silencioso jogo dos tronos entre as famílias dominantes, mas, ao mesmo tempo, sangrenta. Como disse a rainha Cersei Lannister (Lena Headey), ou se ganha ou morre. Na série, você aprende da pior maneira que todos estão em perigo — sim, todos.

game-of-thrones-title

O piloto começa com a família Stark, uma família que mora ao Norte de Westeros, uma região muito fria. O rei Robert Baratheon (Mark Addy), pede para que o Lorde Eddard Stark (Sean Bean) seja sua nova Mão do Rei, seu principal conselheiro e executor de seus comandos nos Sete Reinos. Avisado secretamente de que a última Mão do Rei tinha sido assassinada, Ned Stark aceita o convite afim de investigar futuramente a morte. Enquanto isso, a família da Rainha, os Lannisters, tramam um golpe para tomar o poder.

Do outro lado do mar, os últimos membros da família Targaryen, que é a família que tinha o poder do Trono de Ferro mas perderam, também planejam um golpe para retomar o trono. Viserys Targaryen (Harry Lloyd) planeja casar sua irmã mais nova, Daenerys (Emilia Clarke), com Khal Drogo (Jason Momoa), líder da tribo Dothraki e ter exército para invadir Westeros.

Enquanto isso, no Norte, a Patrulha da Noite, que vigia a Muralha encontra-se com perigos que os habitantes de Westeros acreditam ser apenas mitos — mas que na verdade são tão reais quanto suas próprias intrigas. A Patrulha e a Muralha são as únicas defesas entre o Norte e Porto Real. Com um gancho de cair o queixo, não tem como não querer assistir ao episódio dois e os seguintes, sucessivamente.

Game of Thrones é uma série sobre poder: como a briga por ele pode destruir famílias e matar até o mais insignificante dos bastardos ou até mesmo enlouquecer um rei. O poder sempre está presente. As pessoas cometem assassinatos justificados pela busca do poder. E isso faz com que a série tenha personagens muito complexos, não há bom ou mal, não há a dualidade: todos são complexos.

Audiência Game of Thrones

Dona também de uma qualidade visual incrível — efeitos especiais que dão inveja em muitos filmes, cenários que abarcam quatro países diferentes, um bom roteiro e um elenco excelente (Sean Bean, Peter Dinklage, Michelle Fairley, Lena Headey, dentre outros), GoT tem quebrado recordes de audiência para a HBO. Atualmente, é a série mais vista do canal, superando até The Sopranos.

A trilha sonora é impecável, superando-se a cada temporada, com menções honrosas para o tema principal e o tema The Rains of Castamere. A abertura muda a cada episódio, acrescentando informações novas, a medida em que os personagens vão avançando em seus caminhos, como em um grande jogo de tabuleiro. E como série da HBO, tem muita cena de violência e sexo.

Portanto, se você quer ver personagens intrigantes, intrigas por todos os lugares, traições, sexo, sangue e magia, recomendo Game of Thrones. É, atualmente, a melhor série de fantasia que está no ar.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER