Glee 3×12 — Spanish Teacher

Depois de uma longa fase de altos e baixos nessa terceira temporada, parece que Glee está encontrando seu caminho, finalmente. Ryan, Ian e Brad resolveram retomar as rédeas da série e, ao que tudo indica, as coisas estão voltando ao que eram.

Definitivamente, temos uma história. Ao contrário daquele plot fraco em que Quinn se revoltava e Puck virava um bom pai e que, no máximo, afetava a vida de Shelby e Beth, a história de Rachel e Finn parece estar mobilizando mais personagens. Obviamente, não é uma história para durar para sempre ou se tornar o centro da série, a não ser que esse seja o plot das mudanças pelas quais ela será obrigada a passar na próxima temporada, uma vez que, provavelmente, não voltaremos a ver todo o New Directions em cena.

Além de continuarmos acompanhando o desenrolar da história do casal principal da história, Spanish Teacher foca num combalido Will Schuester, personagem que estava bastante tempo esquecido, e esse episódio pode ter sido sua redenção.

A grande sacada foi ter colocado nas telas o que boa parte da audiência pensava sobre o professor de espanhol do McKinley High, se é que ele podia ser chamado assim.E Santana resume muito bem ao fim do episódio a relação dos alunos, e da própria audiência, com o professor: ele já foi bom, mas se perdeu no meio do caminho. E como um cara que sacrifica seu maior sonho, aquilo que ele realmente sabe fazer, para dar aulas de uma língua que ele mal fala, pode querer motivar alguém a qualquer coisa?

Ricky Martin faz uma boa participação, não só musicalmente, mas servindo como um espelho em que Will não se reconhece e que o faz começar a colocar em cheque tudo o que pensava sobre si mesmo, culminando na cena em que Santana revela os motivos que a fizeram levar suas queixas à direção da escola sobre o professor.

Jane Lynch e sua Sue Sylvester voltaram com força total, lembrando os bons tempos em que a treinadora tinha seus surtos delusionais e fazia as coisas apenas por estar com vontade. Num episódio em que fomos lembrados de que estamos assistindo a uma dramédia, em que o drama muitas vezes pesa mais que o humor, Jane Lynch cruzou a fronteira que separa esses dois gêneros com uma facilidade que nos fazia derramar lágrimas enquanto ainda estávamos com um riso no rosto. Sem falar de seu entrosamento com Lauren Potter, a Becky, que fica melhor a cada episódio.

A parte musical foi bem bacana, mas esbarrou numa barreira que, mesmo com tantos nomes latinos cada vez mais conhecidos e fazendo sucesso dentro dos EUA, ainda não conseguiu ser transposta: a falta de familiaridade não só com a língua espanhola, como o próprio episódio deixou claro, mas com as músicas também.

Isso fica claro quando Will traduz uma parte de A Little Less Conversation para sua apresentação que nos encheu de vergonha alheia. Com tantas músicas para escolher, ele precisou escolher a que não é latina, verter a música para o espanhol e ainda usar uma roupa de toureiro para reforçar o estereótipo.

Entendo a escolha de Sexy and I Know It para Ricky Martin cantar. Ele é sexy, eu sei, vocês sabem, Ryan Murphy sabe e, pra quem esqueceu, ele continua rebolando pra deixar isso claro. Também entendo que LMFAO esteja no topo e não aproveitar a chance de fazer uma música deles seria estupidez. Mas Ricky Martin tem uma carreira sólida e podiam ter feito uma música dele mesmo, que seria, pelo menos, engraçado e poderia ser usado no roteiro.

Bamboleo/Hero ficou bem interessante e foi muito bem executada. La Isla Bonita só deixou mais claro que Naya Rivera é o nome da temporada. Don’t Wanna Lose You, de Gloria Stefan, ficou meio estranha em sua versão hispânica e talvez seja implicância com Mercedes, mas não empolgou muito.

Spanish Teacher pode não ter sido um episódio nos moldes que os fãs gostariam que fosse, mas certamente mostrou que ainda há esperanças e que essas sete semanas de pausa que vem por aí devem servir pra recolocar a série nos eixos.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER