GoT 3×09 — The Rains of Castamere

A Casa Rayne de Castamere encontrou dor e massacre em uma história tão antiga que virou uma canção. Rayne, fazendo uma analogia à palavra rain, marcou presença em determinadas cenas-chave com chuva torrencial caindo enquanto alguns personagens encaravam seus destinos de frente. Catelyn, por sua vez, ouviu a canção nada festiva ser tocada como um presságio. Começa aí a cena mais assustadora, deprimente e repleta de sentimentos reais que já assisti em televisão.

Presenciar um ponto de transição arquitetado com tanta força e habilidade artística é quase uma honra. Desde o começo, Game of Thrones nos ensinou que a Casa Stark é a família a ser apoiada, que devemos odiar os Lannisters ou qualquer outro clã que lhes aflija. Agora, os Stark estão esfacelados. O plano principal é outro. A sensação é de que, depois de muitas voltas, Game of Thrones está finalmente pronto para começar.

got 3x09 (2)

Primeiro, uma recapitulação. A Casa Stark, pai, mãe, cinco belos filhos e um bastardo. Logo, temos a figura do pai retirada, e enquanto as crianças caem aos cuidados de personagens mais maduros, Catelyn e Robb assumem o posto de principais líderes da família. Aí ambos são eliminados. Ao mesmo tempo em que isso acontece, Sansa perde qualquer figura de autoridade e cai em um covil quase literal, Bran é forçado para fora de sua casa e cai na estrada enquanto aprende mais sobre seus poderes, Jon abandona tudo que conhece e se alia a novas possibilidades e Arya está sempre presenciando de perto tudo o que acontece de ruim aos seus amados. Demorou três temporadas, mas fomos finalmente apresentados aos verdadeiros protagonistas Stark: as crianças, que a partir de agora, tocarão a história para frente, cada um do seu lado, cada um desejando vingança.

Outro nome provavelmente encabeçará a lista de Arya. Walder Frey, arrisco dizer, é o personagem mais vil a aparecer na série até agora. Até mesmo Joffrey fica atrás, já que sua maldade é a de uma criança que não discerne o certo e o errado. Frey é apenas um homem vingativo, exagerado, que manda esfaquear uma mulher grávida. Não, o que Joffrey faz não é justificável. Mas ele é o resultado de um meio, enquanto Frey é aquilo que assistimos com lágrimas nos olhos e uma sensação de pavor presa na garganta. Joffrey quer ser um vilão, Frey já o é.

got 3x09

Você acaba percebendo que o clímax adulterou o episódio todo (e provavelmente a série toda daqui pra frente) quando nem a semi vitória de Daenerys preenche o vazio deixado. Pela primeira vez, é possível que cada espectador tenha esquecido, pelo menos por alguns instantes, a existência de Daenerys. Seu sorriso de vitória foi completamente superado pelo grito de terror de Catelyn, as lágrimas de dor de Rickon ao se despedir do irmão, a expressão de abandono de Ygritte ao ver Jon fugindo. Essa série de momentos fez de The Rains of Castamere o episódio de Game of Thrones mais difícil de assistir.

Termino a review evidenciando que, apesar da dor de ver dois grandes personagens partindo, o mais duro de esquecer será a morte de Talisa, seus gritos repetidos e sua morte que abriu uma sequência de massacre. A atriz Oona Chaplin me deixou com medo e me fez lembrar que Game of Thrones é um evento a ser presenciado em televisão. Pode parecer bobagem para uma pessoa que não se envolve com as histórias que acompanha, mas assistir a Game of Thrones é uma responsabilidade que só deve ser tomada se você for forte o suficiente para encarar a impiedade de sua história e crueldade viva de vários acontecimentos.

E é claro, serviu também para lembrar de que devemos tomar muito, mas muito cuidado com os penúltimos episódios das temporadas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER