Gotham 1×03 — The Ballonman

Todos são importantes ou ninguém é. Caso contrário, as pessoas perdem a fé. É aí que entram os vigilantes” — GORDON, Jim.

Logo nos primeiros minutos, têm-se um panorama de como as coisas em Gotham ficaram rançosas. O Pinguim observa a sucessão de crimes ocorrendo, o painel de acontecimentos ilícitos, e constata que está em casa.

De fato, a cidade de Gotham chegou a um patamar de criminalidade tão avançado, que não há seguranças na rua e não tem a quem recorrer em busca de ajuda. As sagradas instituições estão todas contaminadas. E como bem deduz Gordon, é o cenário ideal para o surgimento de vigilantes, pessoas empenhadas em fazer justiça com as próprias mãos.

O caso da semana foi extremamente sintomático. Um homem que aprisionava cidadãos corruptos e inatacáveis de Gotham em balões que os levavam à estratosfera. Um jeito bem inusitado de punir criminosos. O mais interessante foram os escolhidos: um representante do setor financeiro, um policial, um padre. Ou seja, bancos, polícia e igreja. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Gotham 1x03

A série foi muito inteligente em colocar o jovem Bruce como um observador atento da paisagem de Gotham. Sabemos como a história vai terminar, mas acompanhar o passo a passo detalhadamente é algo extremamente excitante.

Barbara é um personagem surpreendente. Quem diria que a namorada de Gordon já teve um envolvimento com uma mulher? Isso explica a obsessão de Renee Montoya em provar para a ex-companheira que Gordon é tão podre quanto qualquer policial da cidade. Um golpe baixo, sem dúvida, mas que em longo prazo pode surtir algum efeito. Em longo prazo porque, de imediato, Barbara rejeita a ex.

A aparição de Selina Kyle foi curta, mas revigorante. A jovem é mais esperta que Gordon supunha e acabou dando um grande olé no policial. Agora, para nosso deleite, ela está à solta nas alturas de Gotham.

Fish Money e toda essa sub-trama dos mafiosos estão um pouco enfadonhas. Quando o seriado se dedica a essas, perde um pouco a intensidade. Uma pena porque, já que a atmosfera são os policiais dos anos 70, a máfia precisa ser mais instigante.

Mas quem roubou mesmo a cena foi o Pinguim e o seu retorno a Gotham. Robin Lord Taylor está entregando a interpretação de uma vida. É empolgante vê-lo em ação. E por mais que mate um para conseguir dinheiro pro lanche e mate outro pra ter o sapato certo, é impossível não ficar do lado dele. Méritos do ator que consegue atribuir carisma a um indivíduo extremamente perigoso. O final com sua aparição surpresa no apartamento de Gordon deixa a expectativa para o que vem a seguir.

The Ballonman foi o melhor episódio até aqui. O que será que o quarto nos aguarda?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER