Gotham 1×06 — The Spirit Of The Goat

O crime e a lei aqui, eles estão misturados um com um outro como um labirinto”. GORDON, James

Para quem já veste a camisa da série o episódio da semana de Halloween, The Spirit Of The Goat não deixou a desejar, ao meu ver os roteiristas de Gotham estão mantendo o arco principal da história amplo e complexo, mas não estão esquecendo completamente de certos personagens, mesmo quando eles aparecem apenas nas sombras e rapidamente, ninguém é deixado para trás, a não ser a pequena Ivy Pepper que só deu as caras no primeiro episódio e nunca mais, mas ela é muito criança ainda na série, talvez sua vez de brilhar venha mais para frente, ou ela nem chegue a parecer muito nesta temporada, afinal com um elenco tão jovem e uma história com tantas vertentes possíveis certamente haverá espaço para a futura Hera Venenosa.

The Spirit Of The Goat nos trouxe também um novo olhar sob o detetive Bullock, mostrando seu passado, quando o primeiro Goat atacou a cidade e ele ainda era um policial a lá Jim Gordon, cheio de esperança e pro atividade. Foi bom refrescar a visão de velho carrancudo que temos do personagem, pois provavelmente teremos um longo caminho de parceria entre os detetives, em algum momento ficaria cansativo odiá-lo e todos se perguntariam, por que os roteiristas não acabavam de uma vez com esse sofrimento. De certa forma, não vi o fato de ele e seu antigo parceiro terem pego o primeiro assassino, Dix ter ido parar na cadeira de rodas em um asilo pago pelo próprio Bullock um motivo real para o cara ter perdido totalmente a esperança, mas como todo viciado em série sabe, não precisa de muito para acabar com a fé de um personagem, só a vontade dos roteiristas de explicar as coisas de uma forma que o público entenda e acate.

Como eu já havia comentado antes, Gotham tem muitas estrelas, nenhuma delas parece brilhar menos que as outras, ou mais, então para onde quer que vá o foco do episódio, mesmo que ele divirja do que está acontecendo no primeiro plano, o telespectador não se sente enganado, enrolado ou qualquer coisa do gênero, e a distração do episódio, foi um passeio mais próximo de Nigma, que se equipara facilmente em questão de qualidade e excentricidade com o já tão famoso Pinguim , sim, eu acredito que o nosso futuro Charada tem um ator fantástico para representá-lo no futuro da série e pela amostra que tivemos, pela primeira vez um pouco mais ampla, vai ser interessante ver a evolução do personagem do ponto de vista que a série propõe, por enquanto ele é só um nerd cheio de idéias e apaixonado, mas que sempre tem um sorriso e um olhar sob as atrocidades da cidade, que no íntimo lhe causam um interesse não tão saudável. O ambiente criado na série deixa explicito que qualquer um com tendências desse tipo é “apoiado” por Gotham.

gotham1x06

Com o enredo sobre o Spirit of Goat de plano de fundo, onde visitamos o passado de Bullock e acompanhamos a caçada pelo novo assassino rolando, ainda temos Jim e Barbara tentando acertar os pontos do relacionamento, ela se mostra disposta a tudo para que eles se mantenham juntos, mas é claro que seu amado e protetor, tem medo que ela se envolva demais com assuntos que pode levar a um final nada feliz para os dois, a própria garota tem um passado um tanto obscuro, não sabemos ainda se seu segredo era apenas o relacionamento com Montoya ou se tem mais esqueletos nesse armário, também não espero que seja algo revelado logo de cara, talvez um pouco mais para frente, já que de mistérios, passados, presentes e futuros a série está bem recheada. Aliás tivemos uma aparição rápida de Selina Kyle invadindo e roubando algo da casa do pequeno Bruce Wayne, um pequeno detalhe deixado para ser revelado em cenas futuras e nada mais.

Vimos pouco de Oswald Cabblepot, uma vez que o personagem tem sido melhor trabalhado do que o do próprio Gordon, mas ele definitivamente teve, para variar, participação fundamental no desfecho do episódio. Bullock conseguiu solucionar o caso do assassino de primogênitos ricos de forma magistral, conectando o caso do passado com o do presente, de forma bem conveniente, mas nem por isso menos genial. Enquanto eles trabalhavam nisso a chata da Montoya e o Allen estão investindo esforços para provar que o Gordon matou o Pinguim, e foi aí que entrou Oswald para salvar o dia, bem no final do episódio, quando Montoya consegue o que quer e coloca as algemas na dupla de detetives, ele aparece e se apresenta para o mundo como um homem vivo, pelo tom da conversa dele com a mãe no decorrer da história, nós sabemos que ele fez isso para proteger o próprio traseiro, afinal ele é o Pinguim, diferente de Nigma que parece que vai sofrer uma transformação, ou vai moldar seu caráter no decorrer da história, Oswald já veio prontinho para maldade, agora é só aguardar e ver tudo o que o personagem tem para nos surpreender.

Por fim The Spirit of The Goat foi um dos episódios mais satisfatórios depois do primeiro, ainda fico confuso com a falta de trilha sonora na série, temos sempre orquestras e efeitos sonoros cabíveis, mas eu sempre sinto falta de mais musicalidade, letras que conhecemos ou que ficamos curiosos para descobrir quando elas se encaixam perfeitamente no contexto, mas talvez essa seja a idéia, com tantos pontos para serem observados os produtores não nos dão margens para muitas distrações. Para o próximo episódio aparentemente teremos ainda mais foco em Pinguim, Pinguin’s Umbrella, promete ascender a fúria dos que foram enganados quando James fingiu que havia matado Oswald, é só esperar para ver, semana que vem eu comento tudo com vocês.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER