Gotham 1×09 — Harvey Dent

Duas faces da mesma moeda”. DENT, Harvey

É com a clássica frase de Harvey Dent que conhecemos o personagem, tão comum nos quadrinhos, confesso que minha única referência real é de Batman: The Dark Knight e é um tanto injusto querer comparar os personagens de Gotham com uma obra prima do cinema, sem contar que a proposta é outra aqui dou o devido crédito a Nicholas D’Agosto que fez uma ótima nova apresentação do personagem ao público.

Dando continuidade aos acontecimentos dos últimos episódios, Harvey Dent, tinha que ter se esforçado mais para acompanhar o ritmo da série, mas fiquei satisfeito em notar que o conflito do dia não ofuscou tanto o desenvolvimento da história em um quadro mais amplo, algo que sempre comento nos meus reviews, não só de Gotham, imagino que seja difícil prolongar e trabalhar um contexto geral ao longo de tantos episódios, mas é que algumas vezes eles exageram deixando o episódio absolutamente solto em meio a tudo, mas esse não foi o caso, por isso gostei bastante do que vi.

Barbara se fez de sensível e postou #partiu, deixando Gordon a ver navios enquanto ele tenta solucionar o assassinato dos Wayne, proteger Selina e resolver os problemas que aparecem em seu dia a dia ao mesmo tempo. Acredito que ele já esteja com a agenda bem cheia e isso aparece no personagem, por isso vemos um Jim mais cansado e relutante o que é de se esperar e aplaudir, afinal sempre temos personagens abarrotados se comportando como se nada estivesse acontecendo em outros shows. E duas coisas bacanas acontecem, afinal Jim precisa delegar tarefas para não ficar tão atolado em problemas.

Twitterd3aeed4

Ele aloja Selina na casa de Bruce, mesmo contra a vontade de Alfred, o que gera o desenvolvimento do relacionamento entre os personagens, dando uma nova origem entre eles, dado que se Bruce conhece a moça na infância, isso gera uma cadeia de eventos absolutamente diferente de tudo que vimos ate hoje, o que é bem bacana de se ver, e mostra que desde criança o guardião do império Wayne precisou aprender como não ser o bom menino sempre comportado que estava acostumado. Desde já começa também uma tensão entre os dois, sempre retratada nos filmes, agora de forma mais inocente, Selina e Bruce aparentemente viverão um romance adolescente, mas isso será realmente possível devido ao contexto? Bom, como todo romance adolescente é bem provável que esse relacionamento gere bastante dor de cabeça, mas de uma forma ou de outra, por enquanto temos uma bela interação entre o velho e o novo, a forma como a história vem sendo repaginada parece agradar tanto o público fiel quanto os novos fãs.

Quanto a apresentação de Harvey, tenho algumas colocações a fazer, o roteiro até que convincente, não pareceu servir muito para o desenvolvimento da história, afinal qualquer um poderia ter feito o que o advogado justo de Gotham fez, mas foi muito inteligente no ponto em que mostrou no sentido figurado as duas faces do personagem, que iconicamente tem duas personalidades que o dividem entre mau e justo, pois seria um tanto forçado dizer que o famoso Duas Caras é dividido entre o bem e o mal. A fotografia de Gotham que é sempre um caso a parte para ser comentado, não deixou a desejar, para quem estava mais atento, foi fácil ver em alguns takes o rosto de Harvey dividido ao meio por luz e sombra, principalmente na cena em que ele liga o projetor, para explicar seu plano para encurralar Dick Lovecraft e quando ele fala diretamente com o Mafioso e acaba perdendo um pouco do seu equilíbrio quando ameaça o bandido, em um casamento perfeito entre roteiro e fotografia, o ator que tem que se balançar entre essas duas personalidades faz o trabalho parecer fácil, mas eu como bom tímido que sou e talvez pouco articulado também, imagino que não seja trabalho para qualquer um.

Ok, Ghotam não parou por aí, com um roteiro bem elaborado, no sentido meio coração de mãe, sempre cabe mais história, porque com tantos personagens fantásticos é difícil desapegar, Oswald está disposto a tudo para conhecer o maior número de segredos possível, assim ele tem sempre cartas na manga e aparentemente o personagem tem talento para isso, afinal ele conseguiu descobrir os planos de Fish Mooney contra Falcone rapidamente, colocando Liza contra a parede, mas deixando a moça seguir seu curso, com isso vemos a guerra entre ele e Fish ficar mais delineada, uma vez que os dois chefes do crime estiverem fora do tabuleiro a disputa ficará entre os dois, de qualquer forma ainda temos muita água para passar por essa ponte.

A Mama vilã também estava por trás do plano para ferir Falcone através do dinheiro nesse episódio, aparentemente ela gosta de se manter ocupada, e com o russo fora da jogada tratou de implantar o plano B, tendo em vista que Mooney parece ter um alfabeto inteiro para descarregar, disposta a tudo para conseguir o que quer.

Por fim, uma surpresa um tanto idiota unindo as duas personagens mais chatas da série, Barbara ser fazendo de vítima e dizendo pra Jim que precisava de um tempo, então, na verdade ela precisava era relembrar seus momentos de lesbianismo com a outra chata da Montoya, viva ao amor livre, mas o que a moça fez foi cadelagem barata, James é do time dos mocinhos absolutamente mocinhos, não merecia essa puxada de tapete.

E foi isso pessoal, Gotham segue firme e forte dando o máximo sem exagerar, liberando sempre um ótimo trabalho para manter todos com sede de mais. Próximo episódio é Fall Finale e pelo promo podemos ver que vai ser tenso, será que vai ser tão satisfatório quanto Pinguin’s Umbrella? Sinceramente acredito que pode até ser melhor, potencial pra isso tem. That’s all folks!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER