Gotham 1×20 — Under the knife

Restando apenas dois episódios para o fim da temporada, Gotham se firma como boa aposta da Fox

Sei o que é ser uma pessoa por dentro e o mundo enxergá-lo de outro jeito” — LENNON, Jason.

Poucas obras do universo literário são tão contundentes ao abordar as máscaras que o ser humano sustenta por toda sua vida quanto as histórias em quadrinhos. Em particular, com as de super-heróis. São seres que precisam ocultar sua face para ser quem, de fato, são.

E quando o universo é o da Gotham City de Batman, isso é ainda mais sintomático. Praticamente todos os habitantes da cidade lidam com essa dualidade entre o ser e o parecer. Todos os dias, seus cidadãos precisam lidar com os dilemas morais internos e sair para enfrentar o mundo. Alguns controlam isso de cara limpa. Outros necessitam de algum artifício, seja uma máscara ou uma cirurgia plástica.

Neste último caso, o Ogro surge exatamente com essa necessidade de renegar publicamente quem é por trás de uma fachada de beleza e riqueza, enquanto exterioriza seus problemas em lidar com a rejeição através de um instinto que o induz a matar. Não que ser renegado por uma alta socialite seja o passaporte para sair executando jovens inocentes, porém, auxilia quem precisa entender como a mente reage. E o final do episódio remetendo a 50 tons de cinza veio apenas reforçar isso.

Gotham 1x20

No mesmo nível está Edward Nygma. O legista nutre uma grande paixão por sua colega de trabalho e por enigmas. Ante um caso de violência contra a mulher, quem poderia culpá-lo de agir como agiu? Ainda mais quando o alvo de tal agressão é justamente o objeto de seu desejo. O grande problema é que Nygma sentiu o prazer do sangue em suas mãos e isso lhe será a ruína.

O momento em que ele tira a vida do policial valentão é antológico para o universo que a série tem construído. Debaixo daquele viaduto, com todo um esquema especial de iluminação e fotografia, a cena contribuiu muito para definir a linha tênue que o personagem transita entre normalidade e loucura.

Igualmente perturbador, Oswald Cobblepot não aceita gratuitamente todas as humilhações às quais é submetido por Don Maroni. Novamente, seu desejo de eliminar um os principais chefões de Gotham é explicado. Não dá pra negar que o Pinguim é nefasto e elimina pessoas com facilidade e sem pestanejar. Mas ele é fruto do meio. Ter uma mãe compreensiva, porém perdida em devaneios, não contribui muito.

O melhor de Gotham é a série não renegar suas origens. Apesar de ter um amplo celeiro de ideias a serem exploradas nas HQs, a série não deixa de lado o que já foi produzido em outras mídias, especialmente a cinematográfica. E essas referências ficam mais explícitas quando envolvem Selina Kyle.

A atriz Camren Bicondova é uma jovem Michelle Pfeiffer, a Mulher-Gato indiscutível. Em Batman — O retorno, uma importante cena envolvendo Selina e Bruce se desenvolve no tradicional Baile Beneficente das Indústrias Wayne. Essa cena é tão emblemática que Nolan a retoma em O cavaleiro das trevas ressurge. Qual não é a surpresa ao perceber que a série colocar os jovens Bruce Wayne e Selina Kyle no mesmo baile! Uma cena singela, mas bem orquestrada. Não importa qual a idade, esses dois personagens possuem uma química impressionante.

Fish Mooney não foi mencionada no episódio e não fez falta. Gotham já tem inúmeros personagens interessantes. Um criado especialmente para a série teria que ser marcante demais para ter sua ausência sentida. Não é o caso.

Restando apenas dois episódios para encerrar sua primeira temporada, Gotham mostra que foi uma aposta acertada da Fox. Em meio a tantas séries de super-heróis, especialmente os da Marvel, é saudável perceber que os heróis da DC recebem um bom tratamento.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER