Gotham 2×06 — By fire

Uma heroína lutando pelos direitos das mulheres de Gotham surge no impactante By fire.

Não sou mais eu mesma. Estou livre” — PIKE, Bridgit.

Em tempos de redação de ENEM sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, de agressões verbais contra mulheres em redes sociais e políticos querendo decidir sobre o corpo da mulher em casos de estupro, nada mais oportuno que o surgimento de uma heroína para lutar em favor das mulheres.

Vagalume é exatamente esse tipo de heroína. Em sua segunda aparição em Gotham, a pirotécnica justificou a decisão dos roteiristas de mudar o sexo do personagem e transformá-lo em mulher. As possibilidades dramáticas advindas dessa mudança já podem ser sentidas em By fire.

Longe de ser modismo, o feminismo tem adquirido cada mais representatividade nos últimos anos. O que muitos consideram vitimismo, nada mais é do que a necessidade das mulheres se verem representadas. Selina Kyle está longe de ser o sex symbol perpetuado pelos quadrinhos e pelas suas aparições no cinema. A Mulher-Gato de Gotham é uma guerreira, que, por vias pouco ortodoxas, tem defendido seu papel.

Uma heroína lutando pelos direitos das mulheres de Gotham surge no impactante By fire.

Seus conselhos desperta em Bridgit a necessidade de lutar pelas mulheres escravizadas de Gotham e ir contra seus irmãos que sempre a subjugaram. A cena em que ela entra no mercado em que mulheres estão sendo comercializadas é extremamente poderosa. E mesmo que seu final não tenha sido o esperado, serviu para espalhar uma centelha de que as mulheres não estão sozinhas.

O que realmente despertou a curiosidade do espectador é o lugar para o qual Vagalume foi levada: Indian Hill. Parece ser um departamento responsável por cuidar das aberrações produzidas por Gotham. No entanto, o mais chocante é saber que este local é comandado pelas indústrias Wayne.

O jovem Bruce terá muitas coisas contra as quais brigar. Há muito no passado de seu falecido pai e nas atuais empresas que ele desconhece. O problema é que Galavan se ofereceu como uma possível ajuda em troca de apoio político. O vilão compreende que ter Wayne próximo é de extrema importância para seu plano de vingança.

Galavan terá problemas com o Pinguim. Ainda que o plano deste tenha saído pela culatra, os minutos finais do episódio deixaram claro que o sequestro de sua mãe não sairá barato. Uma guerra entre os dois parece ser inevitável.

Pouco a pouco, Edward Nygma caminha para se transformar no Charada. Depois de ter matado um policial, Nygma faz uma nova vítima: Kringle. Por mais que a amasse, Nygma se sente coagido quando revela a verdade sobre si para a amada. Como ele se livrará do corpo da moça e que desculpas ele inventará para o sumiço dela poderão servir de catalisador para que a personalidade mais confiante assuma de vez o controle.

Gordon ficou um tanto quanto apagado no episódio, mas serviu para receber uma lição importante do capitão Barnes. Apesar de viverem uma guerra, nada justifica a violência gratuita. Uma lição dentro da série, uma lição para vida.

Nunca um episódio de Gotham soou tão atual quanto este. Fiquem com as cenas do próximo!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER