Gotham 3×06 — Mad City: Follow the White Rabbit

O peso das escolhas levado às últimas consequências em Follow the White Rabbit.

Não pode salvar todos” — TETCH, Jervis.

Buscar um culpado pelas coisas que dão errado é tão humano quanto o próprio erro. Parece haver um bloqueio quando o assunto é reconhecer-se responsável pelas próprias escolhas. Torna-se mais fácil encontrar um bode expiatório. E é justamente isso que vemos em Follow the White Rabbit.

Jervis Tetch é incapaz de perceber que sua irmã Alice só está morte devido aos constantes abusos praticados por ele. O lunático até causou traumas na irmã quando eles ainda eram crianças. E, mesmo assim, insiste em jogar a culpa da morte de Alice sobre os ombros de James Gordon.

Aliás, não é a primeira vez que isso ocorre e nem será a última. Jim será sempre o bode expiatório perfeito para os vilões de Gotham. Essa recusa deles em reconhecer os próprios deslizes é típica de quem não tem controle sobre as próprias emoções e sobre os pensamentos.

O intuito de Jervis era fazer Jim escolher a coisa que ele mais amava. Para isso, ele acabou sequestrando a jornalista Valeira e a médica Leslie. As duas mulheres representam o que Gordon tem de envolvimento sexual e amoroso.

O espectador percebe que os sentimentos do detetive por Leslie ainda são latentes, mas, na hora de escolher aquela que ele mais ama, Jim opta por Valerie. Se isso foi uma estratégia ou não, só o tempo dirá. Mas porque então ele tentou justificar sua escolha para Leslie? E essa tentativa rendeu um dos finais mais emblemáticos de Gotham: os dois sentados no corredor do hospital e apenas o silêncio entre eles.

Saindo um pouco desse arco narrativo, outro que tem mexido com a imaginação dos fãs é o envolvimento entre o Pinguim e Edward Nygma. O que parecia ser um mero bromance pode evoluir para algo mais. Ainda mais porque o Pinguim está convencido de que ama o amigo e precisa se declarar a ele.

O que Oswald e o espectador não esperavam era o surgimento de uma mulher inesperada com os mesmos traços físicos do grande amor de Edward. Só que essa agora veio com um aditivo: ela também é fascinada em charadas e enigmas. Ou seja: Pinguim terá um esforço maior se quiser conquistar de vez o coração do amigo.

Enquanto isso, acompanhamos lentamente o desenvolvimento dos poderes do Capitão Barnes. É aguardar pelo momento em que essa super força irá explodir e as consequências disso.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER