Com a morte do lendário artista Darwin Cooke, relembramos alguns dos grandes artistas das HQs que nos deixaram.
De vez em quando perdemos algum artista, como o Prince, e a notícia ultrapassa barreiras porque sabemos que o mundo se tornou melhor por conta da contribuição para a arte. Neste fim de semana perdemos um dos artistas ícones dos quadrinhos, Darwin Cooke, que morreu de câncer aos 53 anos. Mas, em vez de manter as coisas num tom sombrio, por que não usar este Top 5 para lembrar a grande obra que artistas lendários nos deixaram, e que sempre vale a pena ler e reler?
5. Joe Kubert
O lendário Joe Kubert começou a trabalhar na década de 1930, e se tornou conhecido pelo trabalho para a DC Comics, como Sargento Rock e Gavião Negro. Um de seus maiores legados vai além, é a The Kubert School, escola de artes em Nova York da qual saíram muitos dos maiores artistas da atualidade. Kubert também estabeleceu uma verdadeira dinastia nos quadrinhos: seus filhos Adam e Andy estão entre os artistas mais celebrados dos quadrinhos. Andy é o atual desenhista de Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior, que pode ser conferida nas bancas pela editora Panini.
4. Scott Clark
Vítima de um ataque cardíaco fulminante aos 43 anos, Scott Clark estava em plena produção de quadrinhos pela DC, responsável pela arte do Bandoleiro nos Novos 52. A carreira do artista começou na Marvel, no título Tropa Alfa, e depois seguiria por X-Men, Stormwatch, Corporação Batman, O Dia Mais Claro e muitos outros.
3. Mike Wieringo
Também vítima de um infarto em 2007, o artista italiano tornou-se famoso por sua arte estilizada e riqueza de expressões e detalhes. A produção dele foi extensa, para dizer o mínimo, e ele foi responsável por fases memoráveis nos títulos por onde passou: Flash, Homem-Aranha e Quarteto Fantástico.
2. Michael Turner
O desenhista faleceu jovem, aos 37 anos, após uma longa batalha contra um câncer. Dono de um traço marcante e, segundo muitos, a essência dos quadrinhos nos anos 1990, Turner foi um dos criadores de Witchblade e responsável por inúmeras capas para a Marvel e DC, além de ilustrar as aventuras de Lara Croft no título Tomb Raider. O artista até mesmo criou seu próprio selo de quadrinhos, a Aspen Comics, com o título Fathom como carro-chefe.
1. Darwin Cooke
O icônico artista nos deixou neste fim de semana, após se tornar uma lenda dos quadrinhos e vencedor do Prêmio Eisner, o Oscar das HQs, pela incrível obra DC: A Nova Fronteira. A sua carreira começou nos desenhos animados de Batman e Superman e depois deslanchou na DC Comics, com a graphic novel Mulher Gato: Um Crime Perfeito. Cooke estava envolvido na reformulação dos desenhos da Hannah Barbera nos quadrinhos, mais especificamente o título Future Quest, que traz de volta as aventuras de Johnny Quest. A obra tem tudo pra chegar às bancas do Brasil.
Deixe um comentário