Guia definitivo de quando comprar uma série

Se você está nesse site, a gente assume que você — assim como todo mundo aqui — é apaixonado por séries (e inclusive votou na palestra com esse tema para a YouPIX desse ano).

Mas, se você é realmente apaixonado por séries… eu também aposto que você NÃO ESTÁ esperando a sua série favorita ser exibida (se for exibida) aqui no Brasil — PRINCIPALMENTE se você está preso na ilha inóspita que é a TV aberta, onde as coisas só chegam (quando chegam) 36 anos depois que estrearam fora daqui.

Isso quer dizer que você está BAIXANDO SÉRIES PELA INTERNET, NÃO É??? (seu criminoso!)

Mas se você baixa as séries que você mais ama, você não tem nenhuma delas em casa, em lindos boxes maravilhosos e lustrosos e caríssimos que mostram, na estante do seu quarto, o quando você gosta deste ou daquele seriado sensacional. Sabe por que??? Porque existem coisas melhores pra comprar do que uma caixa com programas de TV que você já viu e reviu.

Mesmo assim, bate aquela dor no coração quando você passa pela caixa rosa que tem TODOS os episódios de Sex & The City que o mundo já viu. Eu devo comprar? Devo voltar pra casa e assistir tudo de novo no meu laptop Positivo de 9 polegadas???

Amigos, para descansar o seu coração atribulado, nós trouxemos um guia simples que vai te ensinar, através de exemplos práticos, quando você deve seguir o seu coração e comprar uma série… e quando você deve seguir a sua conta, e ir direto pra casa visitar o Pirate Bay:

1 — DEVO COMPRAR SÉRIES MUSICAIS COMO GLEE OU SMASH???

Em hipótese alguma! Nunca compre séries musicais. O motivo é muito simples: curtir séries musicais são como tirar fotos suas usando uma gravata e lápis no olho, só porque você acha que vai amar a Avril Lavigne pro resto da sua vida. Bom, você não vai. E, um dia, você vai morrer de vergonha dessas fotos.

A única diferença é que você pode deletar as fotos — mas se você jogar as suas temporadas de Glee no lixo você vai ter jogado uma surra de dinheiro fora. E desperdiçar dinheiro não é legal.

2 — DEVO COMPRAR SÉRIES DE VAMPIRO, COMO THE VAMPIRE DIARIES, TRUE BLOOD?

Essa é uma pergunta de caráter circunstancial. Talvez, em 30 anos, essas séries possam ser levadas à sério e se transformem em artigos cult como as temporadas empoeiradas e horríveis de Star Trek que hoje são um clássico cultural, apesar de serem impossíveis de assistir por espectadores que não queiram dar pro Leonard Nimoy.

Séries de vampiro produzidas no começo desde século estão estigmatizadas por um fator simples e absoluto: a Saga Crepúsculo.

Comprar séries é escrever a sua história adquirindo artigos de luxo do entretenimento — da mesma forma que você deve pensar em como vai se sentir quando disser que gostava de Glee daqui a 10 ou 20 anos, você deve considerar como vai se sentir quando disser que você adorava vampiros na mesma época que a Bella e o Edward (não) estavam se pegando (porque eles curtem uma virgindade).

3 — QUAIS SÉRIES DO JJ ABRAMS EU DEVO TER NA MINHA COLEÇÃO?

Cuidado! Essa é uma verdadeira armadilha cultural!

A resposta depende totalmente da sua história. Quando se lida com JJ Abrams, você deve ser estritamente autêntico, ou você será devorado pelos lobos da consciência (e eles estão por toda parte na internet).

Como o Midas da Televisão é cercado de muito hype, você deve utilizar uma tabela simples para avaliar suas possíveis aquisições:

– Se você conheceu JJ Abrams em Person of Interest ou Alcatraz: você está autorizado a comprar apenas estas séries. Se comprar alguma série além dessa, você será julgado por fanatismo e crucificado como poser no fórum da vida. Mas, até o momento, eu duvido que alguém queira essas séries.

– Se você conheceu JJ Abrams em Fringe: você pode comprar todas as temporadas de Fringe e também as de Lost. Se tentarem dizer que você quis virar tiete do JJ Abrams só porque gostou de Fringe, você pode alegar que só comprou Lost porque quis compreender mais da visão que ele tem sobre a existência de universos paralelos ou que curte muito Teoria das Cordas.

– Se você conheceu JJ Abrams em Lost: Cuidado! Se você já tem todas as temporadas de Lost, NÃO COMPRE MAIS NADA! Os únicos artigos que você deve adquirir são outras versões ou formatos de Lost! (Como caixas luxuosas que custam milhões de dólares ou blu-ray da série).

Se você é fã de Lost, você deve defender PARA TODO O SEMPRE que Lost é a série definitiva, e que nada que o JJ Abrams já fez ou fará além de Lost é tão bom quanto. Fãs de Lost são os verdadeiros guardiões da verdade sobre séries. Se você é um deles, fique quieto com o seu cartão de crédito e defenda esse título até o fim da vida — afinal, Lost não acontece duas vezes numa vida.

– Se você conheceu JJ Abrams em Alias: Essa é a melhor posição possível — você estava aqui antes do hype, você teve a chance única de admirar autenticamente esse cara que se tornou o Jesus dos nerds. Compre o que quiser. Ou melhor, não compre nada, porque ter as séries em casa é muito mainstream.

– Se você conheceu JJ Abrams em Felicity: É… você não tem vida, cara. Sinceramente, como alguém pode ter dias tão vazios que foram preenchidos com Felicity?

4 — COMO PROCEDER COM SÉRIES QUE SE ESTRAGARAM PELO CAMINHO?

Ah, sim, eu compreendo a sua dúvida… Se uma série era muito boa, mas acabou ficando muito ruim? Bom, depende de quando a série ficou ruim.

Vamos usar o exemplo de duas séries clássicas: The Office House.

The Office teve várias temporadas excelentes — na verdade, eu que sou um grande apaixonado pela série, sei que a série só foi boa até (no máximo) a quinta temporada. Mas até a sétima, a série continuou agradável. Na oitava temporada, entretanto, o personagem do Steve Carell foi embora, umas coisas meio sem explicação aconteceram e a Pam ficou gorda. Logo, a série ficou insuportável.

Conclusão: se você gosta MUITO da série, compra as SETE primeiras temporadas, mas deixe a oitava na estante de loja que ela merece.

House teve alguns altos e baixos, mas, de um jeito ou de outro, continuou com a fórmula que manteve os fãs por perto: xingar minorias e zoar geral (quase igual Family Guy). Entretanto, da sétima para a oitava temporada a personagem da Lisa Edelstein foi embora, o House ficou maluco e começou a fazer várias coisas idiotas sem explicação e, ao invés da Olivia Wilde, a gente teve que ficar olhando pra Charlyne Yi. Logo, a série ficou.. né… daquele jeito.

Conclusão: se você gosta MUITO da série, compre TODAS as temporadas. Afinal, House termina na oitava mesmo, então por que desistir quando já está tão perto do fim?

5 — DEVO COMPRAR SÉRIES ADOLESCENTES, COMO THE BIG BANG THEORY, DIRTY LITTLE SECRET OU THE SECRET CIRCLE?

Aqui vai um mandamento simples que pode te ajudar sempre que estiver enfrentando um dilema que envolva comprar séries adolescentes:

SE VOCÊ VAI COMPRAR ESTA BOSTA,

POR QUE JÁ NÃO ENCOMENDA AS VISÕES DA RAVEN

E UMA LANCHEIRA NOVA?

6 — DEVO COMPRAR SÉRIES INFANTIS, COMO CHARLIE & LOLA OU PHINEAS & FERB?

Para este caso peculiar, siga a tabela de instruções de acordo com a letra que mais se encaixa na sua situação:

A) Se você vai ter filhos em breve: SIM

B) Se você tem entre 3 e 13 anos: SIM

C) Se você tem mais de 15 anos, não tem filhos, ou só planeja tê-los “algum dia”: PÔ… VAI LÁ (mas não mostre pros seus amigos, vão te achar esquisito)

7 — DEVO COMPRAR SÉRIES FEMININAS COMO SEX & THE CITY E GOSSIP GIRL?

Se você for um casal gay, definitivamente sim. Se você for uma adolescente, vá trabalhar porque o que você quer é se vestir igual elas. Mas, se você for uma mulher solteira com mais de 30 e muita afeição por gatos, compre Desperate Housewives ou Brothers & Sisters e um chocolate.

8 — DEVO COMPRAR SÉRIES MESMO QUE EU ESTEJA SEM DINHEIRO?

É como eu costumo dizer: se você tem a grana pra comprar um livro ou um filme, mas sabe que vai passar fome depois se gastar o dinheiro assim, compre o livro e o filme. Afinal, a fome passa: mas livros e filmes são para sempre.

Mas quando te prenderem e leiloarem os seus bens, não diga que o conselho foi meu, ok?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER