Halt and Catch Fire: a arte de inovar

Halt and catch fire (hcf): um comando que fazia a máquina entrar em uma condição forçando os componentes competirem por superioridade. O controle não podia ser restaurado.

À primeira vista é mais uma tentativa de emplacar uma série de época. Com um olhar mais atento, é bem mais do que isso. É até engraçado. A série vai mostrar a guerra pela inovação e já começou inovando, apresentando o seu episódio piloto via Tumblr.

Apresentando uma boa ambientação histórica, em meados dos anos 1980, a série mostra o início da corrida dos computadores, em um mercado ainda dominado pela poderosa IBM, com Apple e Microsoft ainda em garagens.

Joe McMillan (Lee Pace, de Pushing Daisies) é o visionário e trapaceiro que vai pulando de galho em galho, recrutando mentes brilhantes capazes de fazê-lo alcançar seus objetivos. Gordon Clark é o gênio mal sucedido, que já tentou voos mais altos e se esborrachou. E Cameron Howe é a garota prodígio, que vai fazer tudo acontecer.

haltandcatchfire

O ritmo dos acontecimentos corre naturalmente, sem acelerar nem frear. Muito menos atropelar a construção dos personagens. McMillan começa o seu golpe palestrando para rastrear alguém capaz de tocar seu plano — Cameron o surpreende — depois engana para conseguir um novo emprego e se aproximar de Gordon, em que primeiro pisa nele para depois dar o afago.

O desenvolvimento do núcleo de Gordon também é muito interessante. Desde o seu fracasso na tentativa de criar um novo modelo de computador, ele apenas deixa o tempo passar em seu emprego, e em estado quase depressivo se faz de morto em casa. Até que é desafiado por McMillan a fazer a engenharia reversa e entender os computadores da IBM.

Os dois viram um fim de semana na garagem estudando o funcionamento de tudo. Até que o geniozinho é pego no flagra pela esposa. E o espertalhão escancarou o seu golpe. Mostrou para todos que ele é quem sabe o que fazer, Gordon é quem sabe como fazer e Cameron é quem vai viabilizar tudo.

Porém, no final, Donna entra na garagem e encontra todo o computador da IBM abertinho. Não seria nada demais, mas ela também conhece bem os esquemas de placas e circuitos. Será que ela vai ser a variável que complica tudo? Ficou o gostinho de quero mais.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER