Hannibal 2×13 — Mizumono [Season Finale]

Destino e circunstâncias nos trouxeram a esse momento, quando a xícara se quebra. Eu te perdoo, Will. Você vai me perdoar?” — LECTER, Hannibal

Estado de choque define bem a reação à esse season finale. A série teve uma temporada tão fabulosa que nem precisava entregar tantas reviravoltas. Bastasse um encerramento para tudo que foi mostrado e seria um finale agradável. Mesmo assim, foi um episódio que não só colocou um personagem mas, praticamente, o elenco todo na beira da morte.

Foi interessante ver os personagens chegarem ao ponto que chegaram. Mal sabíamos que todo o desenvolvimento que o episódio deu em relação a eles foi uma crônica de uma morte anunciada. Ou quase morte, não dá pra saber ainda. Ver Alana sentir um repúdio enorme pela relação que teve por Hannibal foi fascinante. Logo ela, uma pessoa que sempre conseguiu enxergar cada lado de quem convivia não viu o lado escuro de Hannibal. Pior ainda, ela se abriu para ele. O aceitou como amante. O sonho dela é uma representação legal de tudo isso: enquanto ela dorme, a escuridão tomava conta de tudo e a afogava.

Não bastasse a grande tensão que já envolvia no episódio, o tempo todo ficou um grande ar de mistério sobre Will, se ele permitiria que Hannibal realmente matasse Jack. E ainda restou um pouco dessa dúvida. Se olhar por um certo lado as cenas, dá uma forte sensação de que Will pretendia ser um mero espectador e deixar que a situação ali se resolvesse sozinha e então tomar o lado de quem ganhasse. O repúdio de Will por Hannibal apenas veio após ser esfaqueado, o que deixa um pouco de desconfiança. Mais ainda nos últimos momentos da cena, em que Will perde a consciência enquanto vê um alce morrendo. Aquele mesmo alce que, até agora, servia de representação de Hannibal em sua consciência.

Hannibal 2x13

Dentre as partes mais chocantes de todo o episódio, Abigail e Bedelia ganharam os holofotes. Abigail era a menina dos olhos de Will, a prova de que era possível salvar alguém de um caminho escuro. Como ele mesmo disse à Freddie, “todos querem um pouco de esperança”. Em uma época em que Will temia se tornar um assassino, Abigal foi esse fragmento. E Hannibal tomou isto dele de maneiras cruéis. Primeiro, quando foi considerada morta, lá na primeira temporada. E agora a fazendo quase matar Alana e matando-a de vez. E provavelmente Abigail ou Miriam (ou as duas) foi o que Baverly viu no porão de Hannibal.

Bedelia foi a grande chave de toda a chacina de Hannibal. É possível dizer que sem ela, ele seria pego. Mesmo que seja resultado da indução que ele tanto faz em todos. Não existe sentido em ele aceitar que Jack fosse até lá e corresse risco ainda de morrer, sendo que ele sabia por um bom tempo. É um sinal de que Will realmente estava remexendo nas entranhas do canibal. Ele pode negar o quanto quiser, mas Will o afetou fortemente. A ferida em Will é um outro sinal do quanto ele estava ressentido de toda aquela situação, se sentindo traído. Foi uma ferida violenta e grosseira. Uma ferida de ressentimento.

O tempo se inverteu… A xícara que quebrei voltou a ser inteira.” — LECTER, Hannibal

Hannibal ainda sustentava um sentimento de culpa por tudo o que aconteceu. Seu discurso da xícara quebrada é algo que tem tantos sentidos possíveis que é até difícil comentar. Hannibal podia muito bem se referir que ao esfaquear Will, voltaram a se detestar. Como se Will realmente estivesse do lado dele. Pode também se referir à Abigal. Ele quebrou sua natureza assassina ao colocá-la em contato com Will e, agora, ele a restaurou. O diálogo inteiro daquela parte está inundada de possibilidades de interpretação.

Querendo ou não, Hannibal. A sua real natureza está jogada ao mundo para todos verem. Se ele quiser dar um pouco de trabalho à investigação, ele limpou seu porão. Do contrário, o mundo saberá quem de fato é o estripador. E isso mesmo mostra o quanto ele estava desatento. Ele jamais se mostraria assim, de bandeija, se não existisse a necessidade. E mesmo sabendo cedo ou tarde, sua soberba não o deixou simplesmente fugir. Ele precisava entregar a Will e Jack o que tanto queriam. E assim o fez.

Abigail já pode ser considerada morta. Aquela ferida é difícil de sobreviver. Já o restante, fica uma imensa dúvida. E Jack se torna um maestro de ironias na série. Primeiro por causa de sua esposa, todos bem lembram da agonia que ele teve por sempre se envolver com mortes e não passar a vida com ela. Agora, a ironia fica por conta de estar mais perto da morte do que a esposa, que já abraçou o fim de sua vida há meses. Chega a dar dó do personagem. E a maior questão é quando ao pedido dela a Hannibal, será que ele cumpriu?

Sem sombra de dúvida esse episódio foi o mais bonito e artístico de toda a série. Sim, muito do que foi mostrado ao longo dele são coisas até que comuns para a série. Mas a chuva caindo sobre a Alana, os arranjos musicais dele todo. Foi de uma maestria suprema. Por favor, uma salva de palmas pra Bryan Fuller e a equipe toda da série.

Já não bastasse uma temporada inteira de episódios incríveis, Hannibal entregou um season finale perfeito. Quero deixar bem claro que só cinco estrelas não são o suficiente pra expressar a qualidade desse finale. Mesmo tendo uma qualidade absurda, fica a dúvida sobre pra onde a próxima temporada vai, uma vez que Hannibal fugiu. E, como a série sempre faz, foi impossível não esperar que Hannibal estivesse comendo um cérebro ali no avião. Essa série é puro amor.

Obrigado a todos que acompanharam, comentaram e/ou xingaram as críticas de Hannibal essa temporada. Nos vemos no próximo jantar soberbo desta série (assim espero).

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER