Hannibal 3×02 — Primavera

Ainda lidando com os resultados do fim da temporada passada, Hannibal entrega mais um episódio de pura arte e introspecção.

Hannibal… Eu te perdoo.” — GRAHAM, Will

Se antes tivemos somente um lado dos resultados do fim da segunda temporada, Hannibal entregou agora os resultados do outro. Will saiu em busca de seu nêmese/amigo em uma jornada de aceitação sobre tudo o que aconteceu.

É interessante observar como os personagens acabaram em situações parecidas. Hannibal, sem Will, recorreu à memória de Gideon para explorar a si mesmo. Will se utiliza de Abigail. Ele ainda está tentando entender o que sente por Hannibal, o que diabos acontece com ele quando envolve o canibal. Nem mesmo nós que estamos assistindo as diversas perspectivas conseguir compreender: Will realmente perdoou Hannibal? Ou seria uma maneira de realizar uma reaproximação?

Quando Hannibal expôs as entranhas de Will, nos dois os sentidos, foi uma maneira de tentar se separar dele. Jamais ele deixaria que alguém se aproximasse tanto por pouca coisa. Hannibal deixa bem claro que a xícara que se quebrou tem que ficar quebrada. É uma forte alegoria sobre a relação entre os personagens. Ele realmente quer que fiquem em lados opostos, uma vez que a aproximação resultaria em transformar Will ou matá-lo. E a última coisa que Hannibal quer é a segunda opção, mas a primeira também não o agrada. Então ele preferiu afastá-lo.

Hannibal_3x02

Com Will perdoando Hannibal, fica uma grande dúvida: o perdão foi real? Se foi, ele aceita a morte de Abbigail (e algum outro personagem que ainda não sabemos o paradeiro) com uma facilidade incrível. Will realmente consegue perdoar a morte de uma pessoa querida em nome do que sente por Hannibal? Ou isso ainda é uma consequência do mergulho que Will fez na mente de Hannibal?

É bem provável que ainda reste muita coisa de Hannibal dentro de Will. Nós vimos o alce, que finalmente entendemos que era um elo entre eles, morrer. E agora ressuscitou de forma completamente desfigurada, desumana. Outra coisa que merece ser observada é maneira que ele referencia Hannibal. Will mudou Hannibal e o contrário é muito válido. Até onde essa mudança foi? Com Hannibal sabemos que o preço da aproximação foi sua identidade, sua existência. Não foi à toa que Hannibal deixou aquele corpo daquele jeito na capela Palatina. Hannibal moldou Will, o desdobrou, se expôs. E o resultado foi um coração partido. Mas, e para Will?

Deus não pode salvar nenhum de nós porque é deselegante. Elegância é mais importante do que o sofrimento. É o método d’Ele.” — GRAHAM, Will

Você está falando de Deus ou do Hannibal?” — HOBBS, Abbigail

O episódio foi permeado de simbolismos e alegorias incríveis. A mais importante foi, “Primavera” de Botticelli. Ela foi uma referência que ditou o episódio todo. A pintura é uma representação da primavera que chegou, com os vários frutos que nascem e deuses celebrando essa chegada. É uma referência ao nascimento e renascimento. Para Hannibal, foi seu nascer, o primeiro suspiro que deu ao mundo através da morte. Para Will, foi nascer de novo, foi se quebrar e então se reconstruir.

Ainda existe muita coisa a ser preenchida do trágico fim da segunda temporada. É estranho como é mais fácil visualizar como Hannibal realmente se sente do que o Will. Sua natureza e sua personalidade foram muito afetadas e, mesmo com o perdão, sabemos de quase nada. Sem dúvida, esse foi mais um episódio ótimo da série.

Prato do dia — Primavera: também chamada de pasta à primavera, é um prato que leva macarrão e diversos vegetais juntos. Leva essa nome por usar mais os diversos frutos que a primavera trás, como brócolis, cenouras, cebola, ervilha, fava e pimentão verde. É sempre um prato bem leve, raramente tendo alguma carne.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER