Hannibal 3×03 — Secondo

Finalmente, a mente de Will começa a demonstrar seus contornos e Hannibal mergulha em seu passado.

O perdão é grande demais e difícil para somente uma pessoa. É preciso de duas pessoas: o traído e o traidor.” — DU MAURIER, Bedelia

Definitivamente, Bryan Fuller está livre para trabalhar a história como bem quer. Já é o terceiro episódio da temporada e só agora a temática da temporada foi realmente consolidada e ficou clara: perdão, em suas diversas formas. É até difícil imaginar como o Fada das Dentes (Armitage) irá se encaixar em toda essa história, algo prometido e que temos boas expectativas. Fuller está deixando a série um trabalho muito único, algo que a série já era. Apenas estão destacando tudo aquilo que faz dela essa coisa singular.

O grande mote do episódio foi mergulhar no passado de Hannibal, mas com um objetivo bem claro no fim de tudo. E ter um vislumbre do passado dele foi marcante e, ao mesmo tempo, complicado. As mudanças que a série fez do material original ao longo do seu caminho são todas aceitáveis. Inclusive, acredito que a série fez um ótimo serviço à obra original. Porém, a substituição de Lady Murasaki por Chiyo é estranho. E, para a construção da personagem, muito do passado de Hannibal foi alterado em relação ao que conhecemos, tanto nos livros quanto nos filmes. Murasaki não foi necessariamente substituída, só temos um outro personagem que dá acesso ao passado de Hannibal.

Mischa foi morta e comida, em uma situação que ainda não temos certeza se ainda bate com a original. A irmã é um símbolo do que havia de bom no jovem Lecter, um rapaz normal até então. A morte da irmã de maneira tão brutal despertou nele exatamente esta criatura escura que conhecemos hoje. É estranho ver também como ele lida com o símbolo que a irmã é pra si ao dizer que a perdoa.

Hannibal_3x03

Chiyo, aparentemente, tentou impedir que Hannibal levasse a fim a vingança pela morte da irmã. Ela bem entende que assassinar é um caminho totalmente sem volta e a ideia era salvar ele deste caminho. Ela mesma jamais conseguiu dar fim à vida miserável do homem, criando ali uma prisão que era mais dela do que dele. Em que ponto a honra e a moral termina a uma prisão de si mesmo começa? Nesse aspecto, Will realmente libertou a moça.

Mas, olhando bem através de Will, o que ele fez foi agir exatamente como seu nêmese. Se Hannibal forço Bedelia, até certo ponto, a matar um paciente, Will fez o mesmo com Chiyo. Ele manipulou a situação para que o resultado fosse, se não, aquele que saiu. Pior ainda foi a maneira que ele tratou o corpo e a elegância da exposição do homem como se fosse uma vítima sua (palmas e palmas aqui pela referência a Silêncio dos Inocentes).

Jack também saiu em uma jornada em busca de redenção. Mas ele busca consertar Will. Refazer a xícara que se quebrou exatamente como era antes. Ele sabe que seu plano de capturar o canibal foi terrível e destruiu seu amigo. Ele quer quase que o mesmo de Hannibal: retornar Will a seu estado normal, remover o que há de escuridão dentro dele.

Já Hannibal ficou corroendo o perdão que recebeu de Will. Talvez ache que não mereça, talvez ache que não deveria aceitar pelo próprio bem do Will. A impulsão que teve em matar o professor foi algo que Hannibal jamais faria em uma situação normal. Como Bedelia bem observou, ele quer ser encontrado. Mas esse encontro resultaria em que tipo de perdão? O mesmo dado para Mischa ou Hannibal cederia a Will e iria preso pelo bem dele?

Com Chiyo de vez na trama, talvez vamos entrar ainda mais no passado de Hannibal, algo que seria ótimo. Ainda restam muitas coisas a esclarecer sobre a morte de Mischa e o que o perdão dado à ela quer realmente dizer. Mas esse episódio deixa mais dúvida nenhuma: a elegância da série é algo incontestável.

Prato do dia — Secondo: assim como o antipasto, secondo é mais uma estrutura do jantar formal italiano. Normalmente é a segunda parte da refeição, logo após o primo, tendo o antipasto como ainda dentro do que considerado aperitivo. Muita vezes considerado o principal do jantar, inclui carnes porco, peru, peixes e demais tipos de carne.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER