Hannibal 3×10 — …And the Woman Clothed in Sun

Hannibal continua com episódios excelentes e aprofundando cada vez mais em Francis Dolarhyde.

Sua experiência ao lado de Hannibal é profundamente prejudicial… No entanto, irresistível.” — DU MARIER, Bedelia

A fila de ótimos episódios de Hannibal continua crescendo e esse adiciona mais um. Não só pelo ótimo Francis Dolarhyde que Armitage está fazendo como o retorno de Gillian como Bedelia é sempre bem vindo e a participação de Zachary Quinto.

Dolarhyde é uma criatura muito complexa e bizarra. O Dragão Vermelho não é só uma outra personalidade que assume vez em quando. Não se trata de um transtorno em que cada uma toma conta. Da mesma forma que assumimos diferentes posições em situações e com pessoas diferentes, ele faz o mesmo. O Dragão Vermelho é tão ele quanto Dolarhyde.

A intenção do Dragão Vermelho é tomar conta totalmente daquele ser, engolir ele todo. Por enquanto, ele toma a total dianteira algumas vezes enquanto na maioria os dois se confundem.

Hannibal_3x10 - N

Reba é um fator misterioso na vida de Dolarhyde. Não é fácil compreender como ela é vista por ele de fato. A garota, primeiro, é sua conexão humana. Suas inabilidades, como Hannibal chamou, o afastou do mundo. O fez recluso. É através dela que ele está aprendendo a ter uma conexão real, profunda, com uma outra pessoa.

Mas, como a série demonstrou, ele também a vê como a mulher banhada de sol. A mulher que o dragão vermelho espera dar a luz para poder consumir. A intenção dele é matá-la, eventualmente? Ou apenas matar a conexão entre eles (e talvez ela também), como a forma metafórica de roubar a luz de Dolarhyde? A segunda opção é bem provável. E o medo de perder essa conexão já está com ele. Ao acordar e não ver Reba na cama causou desespero e agonia.

O retorno de Bedelia foi super bem vindo. Ela era a única que não teve um paradeiro revelado e, pelo jeito, tudo está bem com ela. Foi interessante o que a série fez ao longo da temporada, inserindo referências à Divina Comédia. Lá no primeiro episódio apontei como existia um paralelo entre Bedelia e Dante, como ela estava atravessando um inferno metafórico.

A série tratou de seguir fazendo isso nesse episódios. Bedelia realmente foi o Dante, esteve no inferno e conseguiu sair. Por mais que tal experiência pudesse ser traumática, não foi. Ela usa da experiência como maneira de repassá-la, conhecimento valioso que jamais poderia ser obtido através de meios morais e comuns. Ele esteve atrás do véu, como disse. E saiu para poder contar a história.

E tudo começou com a morte de Neil. Ele foi seu convite para o inferno, a viagem para a Itália foi apenas mais um círculo. Por mais que o próprio Hannibal tenha manipulado a situação para que ele morresse ali, a interferência dela foi o prego em seu caixão. Exatamente como em um episódio da temporada que, ao tirar o metal da cabeça do curador, tecnicamente, foi ela quem matou.

Tudo está fabuloso nesse pedaço de temporada de Hannibal. O encontro de Dolarhyde e Will foi assustador e uma excelente maneira de acabar o episódio. Não vai demorar para que ele se aprofunde na mente do assassino. E o mergulho nele vai ser tão tenebroso quanto em Hannibal.

Referência do título do episódio: O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol — esta foi a primeira pintura de William Blake tendo o dragão vermelho como tema. Foi pintada na mesma década de “… a mulher vestida com o Sol” e está no Museu do Brooklyn.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER