Hannibal 3×13 — The Wrath of the Lamb [Series Finale]

Hannibal entregou um dos seus melhores episódios em um fim sangrento, escuro e lindo.

Acredito… que essa seja a minha transformação. Atos extremos de crueldade… Requerem um alto grau de empatia. “ — GRAHAM, Will

Magnífico. Hannibal conseguiu entregar um finale completamente à altura da qualidade da série. The Wrath of the Lamb capitalizou bastante na sensação de deja vú e saiu ganhando muito com isso. Primeiro, nos pequenos detalhes. Depois, abusando do conhecimento de quem assiste e jogando na cara de que nada no mundo vai ser tão único quanto Hannibal.

Como disse, primeiro nos detalhes. O episódio trouxe tantos que é até difícil numerar todos eles. A casa, a encosta, o tubo em que Chilton estava, o corte no bucho de Dolarhyde, a mordida no pescoço de Hannibal. Estes foram só algumas pequenas coisas distribuídas pelo episódio que fazem uma alusão gigante à própria série. Mas, mais importante, foi como Bryan Fuller transferiu toda essa coisa única da série para o fim da história do Dragão Vermelho.

Quem leu e/ou assistiu as obras originais com certeza mal via a hora de ver Will desfigurado e Molly matando Dolarhyde. Mas eis que vem a série e transforma o fim de um dos personagens mais fantásticos da série em uma coisa bizarra, absurda e… linda. Colocar Hannibal no lugar de Molly foi uma decisão incrível e muito condizente com a série. Casal que mata junto permanece junto. Essa a sensação que o fim trouxe para o fim das obras anteriores e foi essa a intenção que Fuller tinha para essa cena. Will e Hannibal finalmente estão juntos, unidos em seu mundo singular tão vermelho quanto o próprio Dragão.

Hannibal_3x13c

A série trouxe muita coisa complexa ao longo desses três anos, mas esse finale ficou uma coisa, vamos dizer, meio termo. Ao fim da segunda temporada não sabíamos se Will, de fato, pretendia fugir com Hannibal ou não. Depois de tanto tempo, pensamos que ficamos imunes às tentativas da série de colocar as motivações dele em questão que dessa vez não pareceu tão misterioso. “Legítima”, como disse Will, foi a intenção de tirar Hannibal de trás daquele vidro que os separou por tanto tempo.

Foi uma espécie de inversão e brincadeira com o season finale da segunda temporada e a tentativa de Hannibal de comer o cérebro de Will. Se Dolarhyde matasse Hannibal, ele voltaria para a vida que tinha com Molly. Se sobrevivesse, se entregaria ao mundo escuro de Hannibal. Uma situação de vencer ou vencer que dessa vez deu certo. Dolarhyde está morto, o Dragão foi embora, Will mergulhou no mundo escuro que tanto o atraiu, se livrou de Hannibal e de si mesmo. Completa vitória para a mente quebrada e destruída que se tornou Will Graham.

Mas será que Will pretendia mesmo se livrar de Hannibal? Pode parecer, mas acredito que não seja. Existem alguns pontos que precisam de observação antes de mais nada. O mais importante está na última cena, com Bedelia. Pode parecer bastante que ela se quebrou e cozinhou a própria perna na espera de Hannibal. Isso realmente condiz com a personagem. Seu desespero com relação à morte e a possível visita de Hannibal casa com a ideia maluca de cozinhar a própria perna. Uma oferenda ao demônio para que a deixasse viva? Mas então porque ela pega o garfo e esconde em baixo da mesa? Poderia ser para própria defesa. Mais ainda, haviam três pratos e cadeiras para três convidados. Bedelia, Hannibal e… possivelmente, Will. A ideia da cena é deixar isso realmente no ar. Eles sobreviveram e foram jantar a Bedelia? Ou ela esperava que os dois batessem à sua porta logo menos?

Segundo ponto é quanto à encosta. Hannibal deixou bem claro que naquele lugar as rochas estavam erodindo, se desfazendo. Ou seja, só tinha água á em baixo. Ambos estavam machucados e a queda provavelmente não os matou, criando margem para que os dois pudessem sobreviver. Ou só um. Ou nenhum. Infelizmente, uma resposta de fato não vamos ter.

Ainda sobre a cena final, aquele abraço foi surreal. A maneira com que eles se abraçaram foi de um significado imenso. Primeiro, é com a comparação ao finale da temporada passada, que também se abraçaram. Mas foi um abraço de adeus. Hannibal queria se afastar de Will, quebrar o sentiam um pelo outro. Agora, foi um abraço de reencontro. O Will que Hannibal recebeu em seus braços naquele momento foi exatamente o Will que se despediu na temporada passada. Outro significado está nas palavras de Hannibal:

Veja… Isso é tudo que sempre quis para você, Will. Para nós dois.” — LECTER, Hannibal

É lindo,” — GRAHAM, Will

Foi um abraço de amantes que finalmente se encontram. Esqueçam a parte física da situação, isso nunca existiu entre eles. Mas uma coisa poética. Platônica. É aquela exata projeção platônica que tanto ouvimos falar. E esse abraço significou a realização total dela. Will e Hannibal finalmente se encontraram e se aceitaram naquele mundo escuro e cheio de sangue que é só deles. Se tem uma coisa que a série ensinou é chamar de lindo e poético até mesmo as coisas mais grotescas. Não tinha maneira melhor de acabar a série se não essa.

E é com imenso peso no coração que vamos dizer adeus à essa série. Não importa quanto tempo passe, Hannibal foi e sempre será completamente única. Nada vai conseguir alcançar a estética e o roteiro desse monstro lindo que tanto amamos. Hannibal é única e sempre será. De uma certa forma, Fuller é nosso Hannibal. Era tudo essa escuridão que ele queria nos mostrar. E nós achamos lindo. Obrigado Fuller. E um obrigado imenso à todos que pacientemente acompanharam as críticas da série aqui no Box de Séries. Adeus.

Hannibal_3x13 GIF

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Teorias de conspiração na Disney??? Nem tudo é verdade.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER