Homeland 5×04 — Why Is This Night Different?

Why Is This Night Different? e a nova virada de Homeland.

Quinn, nos últimos 2 anos, em todo lugar que eu fui, eu procurei por você, tentei encontrá-lo. Eu nunca parei de pensar em você.”— MATHISON, Carrie

Num episódio no qual a caça virou caçador, o trunfo da Showtime continua caminhando rápido ao estabelecer aos poucos uma nova estrutura para seus roteiros — agora mais fechados e sem margem para enrolações.

Antes de tudo, uma rápida recapitulação: Separation Anxiety nos situou dentro da vida atual das personagens e introduziu novas; seu sucessor, The Tradition of Hospitality, trouxe o fator de risco da temporada com uma boa dose de cenas tensas, enquanto Super Powers foi mais voltado às habilidades da protagonista e como ela definiu e ainda define os caminhos da série. Why Is This Night Different? trouxe reviravoltas inesperadas apesar de também trabalhar numa direção mais específica.

Sim, já é seguro dizer que Homeland recuperou o fôlego tão característico lá da trilogia do Nicholas Brody. Ano passado, a série investiu bastante tempo para familiarizar o telespectador, assim engatando um pouco tarde e, pior ainda, esfriando abruptamente na Season Finale. Foi uma boa temporada com uma boa história, mas faltou dinamismo… o que temos visto de sobra na 5ª em especial.

Ao mesmo tempo que isso ajuda a série, também pode atrapalhar. Por exemplo, já era meio óbvio que Quinn não iria cumprir sua missão e matar a Carrie, mas a forma como ela passou de alvo para antiga crush para parceira de fuga não permitiu aprofundamento. Pode ter confundido alguns ou suado como uma resolução fácil demais para outros. Portanto, é imprescindível que os roteiristas saibam manter o trem nos trilhos.

Crítica — ou melhor, ressalva — feita, resta falar dos inúmero acertos do episódio. Começando pela cena maravilhosa de Carrie se despedindo da Franny. A carga emocional exigida era enorme e a simplicidade da cena acabou destacando mais uma vez o talento da Claire Danes, quem já entrou definitivamente na corrida pelo Emmy de Melhor Atriz de Drama.

Outro destaque foi a operação da Saul e Allison, mesmo que por alguns momentos entediantes. O enredo envolvendo o General Youssef e os conflitos na Síria resgatou o ar diplomático e altamente político da série, culminando também num final explosivo, do qual falarei mais a frente.

Enquanto Jonas e Otto passaram totalmente desapercebidos, Laura tem ganhado espaço. A jornalista está cada vez mais envolvida nesse emaranhado de interesses criado. A personagem representa uma visão de mundo bem interessante para se abordar numa série tão polêmica; só nos resta torcer para que ela não tenha um destino parecido com o que teve Korzenik na tentativa de vender os arquivos roubados da CIA para os russos. Santa ingenuidade!

E são justamente os russos o elemento surpresa da conclusão, assim como Allison Carr. A personagem sonsinha dos últimos episódios cresceu absurdamente, revelando-se uma sucessora a altura do também faz-tudo-pela-carreira David Estes. Porém, diferente dele, Carr deve ter outros interesses além da autopromoção. Tudo indica que Dar Adal está envolvido no plano; se continuarem nesse ritmo, não vai demorar para termos uma resposta definitiva.

Olha só a promo de Better Call Saul — uma clara referência tanto ao famoso episódio de Breaking Bad quanto à série exclusiva da Netflix:

Considerações Finais:

Mesmo estreando sua 5ª temporada em grande estilo, Homeland segue oscilando. Na última semana, Super Powers foi responsável pela terceira menor audiência já registrada pela série, com uma média de cerca de 1.11 milhões de telespectadores. Felizmente, houve uma recuperação: Why Is This Night Different? alcançou 1.63 milhões e aliviou os fãs preocupados com a última queda.

Lembrando que você pode dar uma nota ao episódio no mecanismo abaixo e se manifestar nos comentários. Até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER