Homeland 5×09 — The Litvinov Ruse

The Litvinov Ruse traz Homeland fazendo o que sempre fez de melhor: um tenso thriller de espionagem.

Vamos lá, bebê. Hora de se mexer. Hora de correr.”— MATHISON, Carrie

Primeiramente, esqueça o ar novo introduzido por All About Allison na série. Esqueça os flashbacks, as viagens no tempo contínuas, as transições de cena e tudo mais. A produção da Showtime mostrou que ainda não está tão disposta a abrir mão de uma fórmula tão eficiente; para reforçar isso, eis que temos The Litvinov Ruse.

Ao mostrar a CIA e a BND (Serviço Federal de Inteligência da Alemanha) trabalhando juntas para provar que Allison é uma infiltrada russa e conter os danos, Homeland (finalmente!) reuniu Carrie e Saul numa mesma missão e também abriu espaço para certas inversões de papéis interessantíssimas de se acompanhar.

A relação de Allison e Saul fez mais sentido quando o enredo pôs o ex-diretor da CIA a sentir algo conhecido muito bem por Carrie Mathison. Aquele sentimento de amar uma pessoa, quando na verdade, nem mesmo a conhece.

Em paralelo ao conflito interno de Saul, vemos Allison Carr se articulando após a BND dar a primeira cutucada na onça. Carrie Mathison, por outro lado, reviveu seus tempos de Rainha do Drone na tensa sequência de cenas dirigidas por Tucker Gates.

Miranda Otto interpretou uma agente dupla forçada a disfarçar a crescente euforia que a invadia, e fez isto com perfeição, envolvendo o telespectador. Uma atuação convincente vindo de uma atriz competente, mas sem um momento de destaque. Até então, claro.

Ver a máscara de Allison se desprender a cada passo de sua fuga, só não foi mais interessante do que vê-lá virar completamente o jogo na conclusão, da qual falaremos depois de algumas considerações sobre a forçada trama estrelada por Rupert Friend.

Completamente esquecido por Saul, Carrie e Dar Adal, Quinn parece estar vivendo num universo alternativo, onde saídas fáceis são mais do que frequentes quando é preciso contextualizar os diálogos. E também, vale lembrar, só há sofrimento neste universo. Isto automaticamente instaura nos fãs um crescente medo em relação ao futuro de Peter, talvez comprometido na última cena do episódio. Inclusive, uma das mais fortes vistas até hoje na série.

Ao contrário do nosso Hitman, os russos ainda têm muito o que render. A jogada mais que certeira de Allison irá guiar a história daqui pra frente. Esperamos que o arco envolvendo Laura, Otto, Numan e Jonas se reconecte de forma coerente, bem como a perturbadora trajetória de Quinn — caso ela ainda não tenha terminado.

Abaixo, você pode dar uma nota a The Litvinov Ruse.

[taq_review]

Quer mais? Veja agora mesmo a promo de New Normal, previsto para semana que vem. Não esqueça também de deixar seus comentários sobre o episódio e suas expectativas para os três restantes da temporada.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER