House 8×10 — Runaways

O termo técnico é “peripécia” (pode ser ‘desmedida’ também, mas não vamos entrar muito no assunto): de alguma maneira, uma pessoa sabe que vai ter um destino trágico e o que quer que ela faça pra fugir desse destino, é o que vai acabar levando ela a se dar mal.

Este episódio de House traz todos os personagens numa mesma onda de culpa e desespero, enquanto tentam fugir dos problemas — mas acabam caindo exatamente onde eles não querem. Foreman está se sentindo culpado por ter um caso com uma mulher casada e Taub acha que é um pai horrível por não conseguir ver graça nenhuma nas filhas chatas que ele tem.

A paciente é uma menina que fugiu de casa e vive numa casa abandonada, usando mendigos para fingir que são seus pais sempre que precisa da presença de um responsável para fazer qualquer coisa. Apesar de parecer só uma rebelde, ela é capitã do time de vôlei e tem notas excelentes — mesmo sem os pais, a menina é um prodígio, exceto pelo fato de que ela bebe tanto quanto a mãe.

Como ela é uma menor, a Dra Adams se sente na obrigação de ligar para o Serviço Social que acaba encontrando a mãe da menina, de quem ela fugia porque não aguentava mais ter que cuidar dela que estava sempre à beira de uma overdose. Conforme as duas estão juntas, Adams tenta unir mãe e filha, convencendo a paciente de que mãe é mãe e ponto final.

Elas se lembram de uma viagem que fizeram há algum tempo e a filha finalmente aceita que a mãe é uma boa pessoa — só meio problemática, mas fazer o que? E aí todas as coisas voltam…

House deduz que a filha está doente porque ingeriu um punhado de vermes durante a viagem, e eles só se manifestaram agora. Ela é tratada e foge, deixando um bilhete para a mãe, dizendo que quer se lembrar dela desse jeito, antes que ela tenha outra recaída.

Enquanto isso, Foreman diz pra sua amante que se sente mal por estar enganando o marido dela e ela conta que ele já sabe e que está tudo bem. Isso faz o Diretor se sentir ainda pior. Taub pede para Wilson lhe contar porque as pessoas gostam tanto dele, e ele diz que, às vezes, a chave para gostar de alguém é se concentrar em si mesmo — a fim de encontrar pontos em comum.

Foreman, que estava fugindo da culpa, acaba se sentindo ainda mais culpado quando ele, teoricamente, não estava enganando mais ninguém. A menina que odeia a mãe acaba sendo tão viciada quanto ela. A mãe que queria melhorar, perde a filha justamente porque se tornou uma pessoa melhor.

E a Dra Adams, que queria ajudar todo mundo, acaba separando mãe e filha novamente, justamente porque provou que elas se amam.

O único que se deu bem foi Taub, que conseguiu fazer com que as distrações, que o afastavam das filhas, se tornassem o que os deixou mais próximos.

Enquanto isso, os efeitos do final do episódio passado são expressos em diversas cenas em que os médicos encontram House em lugares idiotas, para mostrar que ele agora está aproveitando para ir aonde quiser. Isso também permite que ele siga Foreman e tire fotos dele com a amante, para chantageá-lo a diminuir suas horas na clínica. Mas como Foreman terminou seu caso no mesmo episódio, isso acaba dando em um grande nada.

Assim como no resto da temporada, o que quer que aconteça durante todo episódio, a série não tem mais o propósito e, aparentemente, nem a intenção, de fazer com que House seja a peça central no desenvolvimento da trama — ninguém conseguiu enxergar uma trama, na verdade.

O que antes era a série de um homem amargo fazendo com que todos tivessem que encarar o mundo pelos seus olhos, hoje é uma espécie de Grey’s Anatomy, em que as pessoas se divertem, rolam uns dramas e não acontece nada de substancial ou importante o suficiente para durar mais de um episódio.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER