Jane the Virgin 2×20 — Chapter Forty-Two

No dia das mães em Jane the Virgin, são os laços fraternos que se destacam no Chapter Forty-Two.

É uma telenovela. Nem tudo precisa ser convincente.DE LA VEGA, Rogelio

E voltamos à estaca zero. Durante a segunda temporada acompanhamos a tentativa de aproximação de Jane e Petra e torcemos (muito!) para que tudo desse certo. A amizade entre elas parecia que era questão de tempo e até começou a ficar “palpável”.

Mas como uma boa estraga prazer, Jane the Virgin resolveu jogar um balde de água fria pra mostrar que ainda é aquela mesma série que não se deve comemorar antes da reviravolta hora.

Talvez, com esse novo desentendimento, o problema ficou mais profundo do que aparenta. Fiquei apenas na dúvida se a intenção era essa.

O que quero dizer é que, após assistir ao episódio, vi que muito se comentava sobre Jane se achar superior a Petra. Que Team Michael contra Team Rafael virou coisa do passado e agora o negócio da vez é Team Jane contra Team Petra.

As duas são pessoas opostas e no quesito maternidade não é diferente. Enquanto a mãe de Mateo pode parecer superprotetora, a de Elsa e Anna luta contra a depressão pós-parto. É difícil escolher um lado e particularmente não quero fazer isso. É preferível torcer para que as coisas voltem aos trilhos.

Por outro lado, é inegável que o vídeo que fizeram para Jane foi mostrado em um momento totalmente inoportuno. O resultado foi um brunch de dia das mães completamente torta de climão e fracassado. Sobrou até pro narrador que mandou todo mundo beber e acabou ele mesmo bêbado, mas essa parte foi um bom e eficiente alívio cômico. Parecia até aqueles parentes que sempre pagam micão por beber demais nas reuniões de família.

E já que falamos em família, essa palavra realmente pode ser uma caixinha de surpresa. Desta vez, foi ela quem ditou os enredos do episódio.

Como uma série inspirada em novela, Jane the Virgin resolveu abraçar a boa e velha trama da gêmea boa e gêmea má. Aconteceu que Anezka é a Raquel de Mulheres de Areia, a Taís de Paraíso Tropical, [insira aqui outra referência do tipo, pois não lembro de mais de alguma].

Pra quem não é ligado em teledramaturgia brasileira, Anezka é basicamente a Petra da primeira temporada. Porém, também pode ser que o caráter dela seja apenas duvidoso. Que no fim a dúvida acabe e o resultado não seja nada de ruim. Afinal, pra ter esperança ainda não precisa pagar imposto.

Mas antes de nós, Jane já havia descoberto a verdadeira face da moça. Neste caso, ficou a sensação de que o roteiro poderia ter sido melhor trabalhado. A forma como Jane pescou quem foi a responsável pelo anúncio falso foi nada sutil. No final das contas, a mãe de Mateo não pareceu Jessica Jones coisa alguma e eu surtei no meu momento fangirl à toa.

Voltando aos problemas fraternos, Rafael também não está em boas mãos agora que está sendo chantageado por Derek. Era claro que, uma hora ou outra, chegaria a consequência da burrice de usar o tal dinheiro. A vida não tem sido justa com o pai de Mateo e agora ele terá que praticamente “dar” por um dólar o hotel que queria adquirir.

Já Xiomara e Rogelio estão com enredos igualmente complexos aos dos irmãos da série. Enquanto ele parece estar numa posição mais confortável por estar conquistando Dina, a mãe de Jane criou um sério problema ao cair nas garras do grande rival do ex-namorado/amante/pai da filha dela/já me perdi nessa relação dos dois.

E esse foi o episódio de dia das mães, cuja moral é: ainda bem que Jane é filha única.

Agora é aguardar o que vem por aí nos próximos dois episódios que encerrarão a segunda temporada. Até lá, você pode dar sua nota e deixar seu comentário para o Chapter Forty-Two.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER