Latitudes 1×03 — Veneza

Eu não sei onde tem mais fantasmas esperando a gente, aqui dentro ou lá fora.” José

E Veneza foi o terceiro destino de José e Olívia. Sem gôndolas, sem romance, o que vimos nesse episódio foi uma Veneza intimista, quase sufocante. E apesar de pela primeira vez vermos cenas externas que duram mais de um minuto, com José indo em busca de Olívia, mais uma vez a cidade não se apresenta da maneira que já a conhecíamos (GRAÇAS A DEUS), o que já é um dos pontos mais interessantes de Latitudes.

latitudes 3

Realmente como disse Olívia em Londres, o terceiro encontro é decisivo, é aquele que determina se outros encontro acontecerão ou não. Em um episódio que vemos os personagens em outros ambientes, com Olívia trabalhando — troféu Joinha para o merchandising muito bem feito da Wella, discreto e eficiente — e José atravessando o país e já prejudicando seu trabalho para encontrá-la, é no ambiente comum dos dois, o quarto de hotel, que eles novamente se libertam, e mostram facetas que ainda não tínhamos visto.

Em Veneza vemos José e Olívia um tanto quanto melancólicos. Mais uma vez preocupados com o tempo, dessa vez não da maneira espirituosa que eles tratavam do assunto, pelo contrário. José pergunta se Olívia precisa ir embora, ela precisa, mas pela primeira vez não usa isso como uma arma, como uma defesa. Até as diferenças deles, José mais estável, e Olívia mais impulsiva, foram explicitadas de maneira mais acentuada dessa vez ao definir o encontro programado por Olívia: “Eu tô quebrando o ciclo natural das coisas, tô te ligando ao invés de esperar te encontrar por coincidência.”

E mais uma vez, os diálogos são maravilhosos, e dessa vez, o quarto do hotel — um protagonista que até então era mudo — também dialoga com os dois. É o quarto que rege a conversa, com todos os seus quadros e seus “hóspedes”, com um em especial, aquele que seria o dono do quarto, e que nos um dos diálogos mais lindos da série até agora:

– Como alguém encomenda um quadro de si mesmo com esse olhar? É que ele não tava feliz. — Olívia.
– É que isso não existia ainda. A felicidade foi inventada pelos americanos, junto com a batata frita. — José.

Aliás, toda essa conversa, misturando frases que já ouvimos, com análises que já fizemos, nos aproxima mais dos dois. Afinal, quem de nós, ao nos hospedarmos em algum hotel, não fizemos os mesmos questionamentos? Como “quem esteve aqui?”, “qual a sua história?” Não sei vocês, mas eu já perguntei muito isso, e me senti extremamente próxima de José.

Mas a parte mais importante de toda essa conversa, é aquela quando eles falam de suas casas. Tocando em pontos nunca antes comentados, eles

Latitudes THUMB

quase falam daquilo que seria um tabu em uma relação desse tipo: seus relacionamentos duradouros, aqueles que mantém no mundo real. A conversa sobre os fantasmas — que inicia essa review — é exatamente sobre isso, e com certeza esse tema renderá muito mais no futuro.

Todo quarto de hotel é uma ilusão, mas para Olívia e Jose é diferente, porque é ali que eles se enxergam de verdade. Eles falam do que sentem com uma cumplicidade que somente pessoas muito próximas teriam. Quem sabe porque em um relacionamento que não é preciso manter uma imagem, é mais fácil ser sincero, ser verdadeiro. É mais fácil se despir daquilo que nos aprisiona. E apesar de cada vez mais livres, é fácil perceber que eles estão cada vez mais entrelaçados (e nós também). E que venha a próxima cidade, porque essa história está cada vez melhor!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER