Latitudes 1×08 — Istambul (Season Finale)

Você nunca fica paralisada, se ficasse pelo menos estava parada em um lugar.” — José

E a primeira temporada de Latitudes chegou ao fim, em um episódio tão simples que beirou a perfeição. Não foi uma season finale pomposa ou cheia de acontecimentos, mas foi exatamente do jeito que gostaríamos.

Latitudes Filme Série THUMB

Com um episódio nada linear vimos recortes de cenas da temporada inteira, e ouvimos aqueles diálogos que tanto nos marcaram — e que também fizeram parte das nossas reviews. Vimos José e Olívia em seus ambientes, e também vimos como o encontro deles sempre será inevitável.

Apesar de toda tensão que moveu o episódio — mais por parte de nós fãs, que assistimos tudo com o coração nas mãos — foi um alívio ver que nossas protagonistas, mesmos após os baques e sambadas que sofreram nos últimos episódios, conseguiram juntar os pedaços, curar as feridas e seguir em frente.

Ok, nada é definitivo, afinal estamos falando de Olívia e José. Mas apesar de todas as mágoas que ele ainda carrega, foi ótimo ver como tudo que ela ouviu de seu ex amor no episódi0 passado serviu de lição. Olívia estava diferente, leve, sorrindo, correndo atrás. Sem as desculpas de sempre, e sem medo de se magoar (afinal, vida é assim), pela primeira vez ela estava ali por inteiro. E mente quem não amou ouvi-la dizer a frase clássica de José:

Quanto tempo a gente tem?” — Olívia
Eu tô com aquela sensação de que estamos invertendo os papéis.” — José

De presente por acompanharmos toda a jornada, ganhamos as maravilhosas fotos de Olívia. Retratando os quartos, as camas, e os Josés que ela encontrou ao longo dos oito destinos. Interpretações para aquelas imagens temos muitas, mas prefiro apenas a mais óbvia, de que os retratos são provas das lembranças que ela nunca quis guardar na memória. Existe prova maior do quanto ela era desapegada?

Os maravilhosos diálogos novamente estavam lá, e dessa vez com o tempero especial de um possível comprometimento. Esperança que, confesso, tenho até medo de sentir. Principalmente pelo histórico dos dois. E encerrando a longa lista de perfeições, está Istambul.Viva, barulhenta, sua sinfonia de sons foi a trilha sonora exata para os encontros e desencontros dos dois. E finalizou da melhor forma uma série que usou as características dos ambientes como mais uma forma de contar sua história.

Com um final totalmente ambíguo, e nada mais do que digno para uma série tão incrível, é fácil dizer agora o quanto Latitudes foi relevante. A

latitudes 004

renovação para uma segunda temporada — que se passará nos Estados Unidos e contará com mais dois personagens — é a prova mais contundente disso. Usando um modelo multimídia inovador para um país que ainda se acostuma com novos formatos, a série de Felipe Braga nos trouxe uma experiência difícil de esquecer.

Tudo o que podemos dizer agora é algo maior do que um simples parabéns, é um obrigada à todos os envolvidos no projeto, e um obrigada a todos que acompanharam junto com o pessoal do Box de Séries, o desenvolvimento dessa história incrível. Precisamos de apenas oito semanas para criarmos fortes laços com Olívia e José, e tenho certeza que não só para mim, mas para todos que leem essa review, a crise de abstinência será complicada.

Valeu pela companhia, e que venham os próximos destinos. Estamos aguardando o embarque. 🙂

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER