Life is Strange: Escolhas e consequências

Life is Strange: Escolhas e consequências

Life is Strange: faça as suas escolhas e lide com as consequências, ou volte no tempo e escolha novamente.

Max you are not crazy. You are not dreaming. It’s time to be an everyday hero.” — CAULFIELD, Max.

Desenvolvido pela Dontnod Entertainment e publicado pela Square Enix, Life is Strange é um jogo episódico, tendo sua primeira temporada dividida em cinco partes. É um jogo de aventura no estilo escolha e consequência, com a diferença que você pode voltar no tempo e mudar a sua decisão.

A história do jogo tem início em 7 de outubro de 2013. Você controla a protagonista Maxine Caulfield, uma estudante de uma escola de artes e ciências, a Academia Blackwell em Arcadia Bay, Oregon. O prólogo começa com você tendo a visão do farol da cidade sendo destruído por um gigante tornado. Você acorda de repente em sua aula de fotografia, para retomar sua postura, e você decide ir ao banheiro e lá ela presencia o assassinato de uma menina.

Com o susto, você acorda novamente em sua aula de fotografia, pensando que estava tendo um sonho dentro de um sonho, porém vai percebendo que os fatos, as falas das pessoas e do professor são idênticas as de sua visão e se dá conta que voltou no tempo. No instante que se dá conta, você corre em direção ao banheiro novamente para tentar salvar a menina que havia sido morta, usando sua recém-adquirida habilidade. Após salvá-la, o jogo tem início.

Apesar de ser um jogo divertido de ser jogado, a história trata de temas sérios como bullying, depressão, violência doméstica, relacionamentos abusivos, drogas e estupro dentro de um ambiente escolar e sob a visão de uma menina de 18 anos, e faz isso de uma forma muito competente, o que lhe rendeu o premio de melhor jogo do ano com cunho social, no Video Game Awards.

No final de cada capítulo é mostrado um site com telefones e centros de ajuda para quem foi afetado por alguns dos temas abordados. Esse tipo de ação é algo bem raro dentro do mundo dos games, e sem dúvida foi uma ótima iniciativa dos desenvolvedores.

Uma das partes mais divertidas de Life is Strange é ir conhecendo os estudantes da Academia Blackwell e descobrindo um pouco mais de suas vidas, optando por ajudá-los ou não. O game é recheado de referências a cultura pop, com citações de Arquivo X, Doctor Who, O iluminado dentre outros.

A trilha sonora junto com o seu enredo é o ponto mais alto de Life is Strange, e é basicamente composta por indie rock, que te faz entrar no clima do jogo e se ver na pele da protagonista. A trilha foi composta por Jonathan Morali da banda Syd Matters, e o destaque fica com a música Obstacles.

Os gráficos são o ponto fraco de Life is Strange e não têm nenhum destaque, são bem estilizados e pouco realistas, propositalmente, mas poderiam ter dedicado um pouco mais de tempo e cuidado para entregarem algo melhor. Não atrapalha o game play, pois a história em conjunto com a trilha sonora sobrepõe isso.

Não há muito o que se falar sobre a jogabilidade, ela deixa um pouco a desejar, é bem travada, mas levando em consideração que se trata de um jogo do gênero de escolha e consequência, onde correr, atirar, pular não são recursos muito utilizados, ela até que se sai bem. O recurso de voltar no tempo é bem simples de ser utilizado.

Life is Strange surpreende ao abordar temas pesados de uma forma competente, fazendo o público pensar sobre o assunto, sem soar pretensioso ou forçado, e com um relativo sucesso, o que é difícil no mundo dos games para jogos que são voltados para algum tipo de campanha social, mesmo que velada. Definitivamente ele vale o game play.

Life is Strange foi originalmente lançado digitalmente entre janeiro e outubro de 2015 para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. A edição limitada e física será lançada dia 19 de janeiro de 2016 para PlayStation 4, Xbox One e PC e conterá os 5 episódios, um livro de 32 páginas, a trilha sonora e comentários do diretor. Após vender mais de um milhão de cópias, o jogo já tem segunda temporada garantida, sem data de lançamento confirmada.

Confira o trailer abaixo:

Abaixo está nossa nota ao jogo. Deixe a sua também!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER