Ligações Perigosas não tem pudor heterosexual

Nova minissérie da globo, Ligações Perigosas, é livre de pudor. Contanto que seja heterosexual.

Eu não sou de me queixar. Eu me vingo”. — D’Ávila de Alencar, Isabel

Esta segunda estreou a nova minissérie da Rede Globo, Ligações Perigosas. Com o charme do começo do século XX, a produção nacional realizada em 4k (ultra HD) mostrou não apenas fotografia de cinema, belas paisagens e figurinos. Mostrou também o talento de seu elenco de astros e estrelas e um punhado de cenas picantes.

A insinuação correu solta, mas nada que passasse de cenas de beijos ardentes e mão-boba. Ainda assim, duas potenciais cenas de beijo entre mulheres foram sublimadas, deixadas para o imaginário do telespectador. Quase metalinguagem, uma vez que as táticas dos personagens principais da história consta exatamente em insinuar.

Baseada na obra Les Liaisons Dangerous, de Pierre Choderlos de Laclos (1782), temos uma mulher forte e lascina, Isabel D´Ávila de Alencar (Patricia Pillar). Isabel desde a infância era fascinada por jogos sexuais. Ainda no internato, se divertia ao tentar excitar o padre em suas falsas confissões.

Não demorou a casar com um aristocrata. E demorou menos ainda para usar do sexo para livrar-se dele. É uma mulher forte e poderosa, como talvez nenhuma seja na TV de nossa época. Não é uma feminista. Isabel não quer igualdade entre os sexos. Seu ressentimento passou deste ponto. Ela quer se vingar por tudo que a sociedade a impôs e não obedecer nunca mais a nenhum homem.

Ela encontra em seu amigo de juventude Augusto de Valmont (Selton Mello) a libertinagem que havia apenas nela. Parceiros de sedução, se divertem ao apostar quais serão suas próximas conquistas e quais são os próximos corações partidos por eles. Eles não se apaixonam, apenas jogam com suas conexões.

E tudo começa quando Isabel não suporta perder uma dessas apostas para um homem (Augusto), por um homem (Heitor Damasceno, interpretado por Leopoldo Pacheco). O plano de Isabel era ser pedida em casamento e humilhar o comerciante dizendo não. É surpreendida quando seu amante pede a mão de sua sobrinha-prima pois busca uma mulher jovem e de classe, que possa ter filhos.

O conflito de Isabel não está apenas em perder a aposta. Mas em perder por uma mulher mais jovem e acima de tudo, inocente. Como a arquiteta de grandes maldades não contou com isso. Humilhada, fará de tudo para que Heitor sofra, casando-se com um mulher feita.

Mas o erro de Isabel será arquitetar um plano que conta com a ajuda de terceiros. No caso, Augusto. Este tem seus próprios jogos e apostará com Isabel pela conquista da beata Mariana de Santanna (Marjorie Estiano). Dividido entre ajudar Isabel e conquistar Mariana, Augusto segue seu próprio desejo.

Eventualmente os planos de sedução dos protagonistas-vilões se cruzarão pois, apesar de não parecer por este primeiro capítulo, Ligações Perigosas é uma história de viradas. Neste ponto as adaptações cinematográficas e teatrais ganham vantagem, pois conseguem condensar as principais viradas de roteiro e apresentá-las numa sequencia com certa velocidade, o que tira o fôlego do espectador.

Com dez episódios, temos a sensação de que a trama foi esticada e há muito explicação para preencher a tela até que as reviravoltas aconteçam. Normal, já que a história e seus personagens estão sendo apresentados. Nas próximas horas de minissérie por certo teremos uma engrenagem mais azeitada, girando a toda velocidade e atropelando todos que entrarem no caminho de Isabel e Augusto.

Mas não por muito tempo.

O que você achou desta estreia global? Confira nossa nota e deixe a sua. Ou comente!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER