Lília Cabral, uma mulher de faces

Ficha Corrida

Nome completo: Lília Cabral Bertolli Figueiredo

Idade: 54 anos

Signo: Câncer

Altura: 1,75m

Estado civil: Casada

Prêmios: um Shell, dois troféus Imprensa e um APCA

Talento para dar e vender!

Lília Cabral é nascida em São Paulo, filha de pai italiano e mãe portuguesa, que vieram para o Brasil com os imigrantes do pós-guerra. Infelizmente, sua mãe faleceu antes de Lília fazer 20 anos e, assim, ela não viu a filha atuando na TV, o que a atriz lamenta profundamente.

Formada em Teatro pela Escola de Arte Dramática da USP, começou atuando no teatro, em uma montagem do texto Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. Seu primeiro papel na TV foi em Os Adolescentes, de Ivani Ribeiro, exibida em 1981, pela Bandeirantes, na qual também atuou em Os Imigrantes e Os Imigrantes — terceira geração.

Em 1984, a atriz se transfere para a TV Globo, onde está até hoje. Dentre as novelas em que se destacou, podemos citar Tieta, Vale Tudo, Anjo Mau, Laços de Família, Páginas da Viva, A Favorita e Viver a Vida. Pela atuação nas duas últimas novelas de Manoel Carlos (Páginas da Vida e Viver a Vida), Lilia recebeu suas duas indicações ao Emmy Internacional, se consolidando como uma das melhores atrizes brasileiras.

Minha grande vaidade é me transformar para viver um papel.

Uma curiosidade da carreira de Lília, e um fato raro de se observar na carreira de um ator, aconteceu com a personagem Mercedes de Divã, uma história surgida do livro homônimo de Martha Medeiros, que foi para o teatro, estreou nas telonas do cinema e agora também está na TV, sempre com Lília no papel da protagonista. “É uma realização como atriz fazer um seriado. Hoje estou muito emocionada. É a realização de um desejo. É um sonho que ainda não sabemos o resultado.”

Aos 54 anos, a atriz vive sua primeira protagonista de novela das 9, horário nobre da emissora carioca. Para dar vida à Pereirão em Fina Estampa, como é conhecida a faz-tudo Griselda, Lília teve que se despir de sua vaidade, vestir-se durante muito tempo com um macacão cinza e ficar sem depilar o buço. Mas isso a atriz tira de letra. “E ela [Griselda], que é de origem portuguesa, tinha de ser bigoduda. Minha mãe (Almedina Cabral) nasceu em Portugal, sei como é isso (risos).”

Dona de tipos e personagens inesquecíveis (que vão da divertida nova rica Aldeíde de Vale Tudo à megera Marta de Páginas da Vida), Lília prova que é uma grande atriz e ainda tem muito a oferecer a TV.

#StopSOPA e #StopPIPA — O Box de Séries é contra as medidas extremistas dos projetos de lei SOPA e PIPA, assim como é contra a pirataria que gera lucro, porém defendemos o direito de todos à informação e ao compartilhamento dela.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER