Livro relembra “era de ouro” da NBC

Warren Littlefield, ex-presidente de entretenimento da NBC, resolveu relembrar a época de ouro da emissora no seu novo livro Top of the Rock: Inside the Rise and Fall of Must See TV. Na obra, que será lançada dia 1º de maio nos Estados Unidos, Warren reconta sua gestão de sucesso e histórias das séries que fizeram parte dela, como Friends, Frasier, Mad About You, Seinfeld, Will & Grace e Plantão Médico.

“Sempre somos lembrados de como a TV nos une em tempos de crise,” disse Littlefield a revista TV Guide. “As noites de quinta na TV nos unia em celebração. Em seu ápice, 75 milhões de americanos assistiam parte dela. Eles queriam fazer parte da conversa nacional que as pessoas teriam na sexta.” Atualmente, essas conversas são interrompidas por pessoas levando as mãos às orelhas para bloquear spoilers uma vez que a tecnologia alterou para sempre a experiência do espectador. “Vivemos em uma época de escolha,” diz Littlefield. “Meu livro é sobre um momento em que uma emissora, em uma noite, reunia a todos.”

A programação de Littlefield nasceu de uma crise. O livro começa falando como Whoopi Goldberg fez Ted Danson (eles formavam um estranho casal no início dos anos 90) desistir de Cheers, a série de maior audiência da NBC. Extraindo o máximo do sucesso de sua última temporada, a emissora fazia diversas reprises às quintas a noite — quando a Fox exibia Os Simpsons — e percebeu que havia um público para comédias adultas e sofisticadas no que era conhecida como “a hora da família”.

Para o restante da década, a NBC desenvolveu séries sobre jovens adultos vivendo em grades cidades. Usando entrevistas com produtores, membros de elenco e ex-colegas da NBC, Littlefield conta os obstáculos que os programas enfrentaram antes de fazer parte da cultura pop.

Seinfeld foi considerada muito “judia” e Plantão Médico muito sanguinolenta. Um executivo da NBC achou Monica muito vagabunda no piloto de Friends. Uma série sobre a amizade platônica de uma mulher com um homem gay? “O sentimento dos meus chefes é que este não era um território a ser explorado,” disse Littlefield sobre a reação inicial a Will & Grace.

Aqueles que fizeram parte desta era da emissora apreciam a influência que tinham. “É muito legal para mim pensar que eu fiz parte de um dos últimos grandes momentos da TV quando podia realmente controlar a conversa do país,” disse Jerry Seinfeld, cuja série lançava catchphrases toda semana.

Mas será que os espectadores estão numa pior agora que essa época passou? Littlefield, atualmente produtor, diz que há muita qualidade na TV hoje: “Os seriados atuais tem um alcance incrível e ótima qualidade. Eles estão apenas espalhados pelos 200 canais que existem.”

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER