Separamos cinco surpreendentes livros brasileiros com ação cinematográfica.
Este Top 5 traz cinco livros brasileiros com ação cinematográfica, e alguns deles realmente chegaram à telona. Mas além disso, esses autores consagrados criaram obras de ficção com altas doses de fantasia, ação, e até mesmo tramas políticas e mistérios para não deixar nenhum fã de Jogos Vorazes insatisfeito.
5 O Alquimista, Paulo Coelho
Muitos torcem o nariz para Paulo Coelho, mas o fato é que o autor tornou-se um dos brasileiros mais bem-sucedidos lá fora. Somente O Alquimista foi traduzido para mais de 65 línguas e ultrapassou a marca de 83 milhões de cópias em todo o mundo — está no Guinness como o mais traduzido na atualidade entre os escritores vivos. O livro conta a história da peregrinação do pastor Santiago da Espanha para o Egito. Ele está em busca de um tesouro, mas descobre que o que importa mesmo é a própria jornada.
Os direitos do livro para o cinema foram vendidos para a Warner, e depois para outra produtora que negocia a direção com Laurence Fishburne (Matrix) e Idris Elba (Thor) como astro.
4 O Escaravelho do Diabo, Lúcia Machado de Almeida
Pode um livro infanto-juvenil tornar-se um clássico? Claro que pode! Quem cresceu com os livros da Série Vaga-lume deliciou-se com esse romance policial. A ação se passa no interior de São Paulo, as vítimas são todas ruivas e recebem um besouro espetado com um alfinete antes de serem atacadas. Uma cantora lírica ser atingida por uma seta no peito enquanto canta Carmen, de Bizet, é uma cena para guardar na memória!
O livro foi adaptado para o cinema e marca a estreia do diretor Carlos Milani, com Marcos Caruso e Jonas Bloch no elenco. Chega às telas no início deste ano.
3 Capitães da Areia, Jorge Amado
Criar personagens marcantes parece fácil para o mestre baiano. A luta de classes já assolava a Salvador dos anos 1930 e continua atual. Naquela época a cidade enfrentava uma epidemia (no caso, a varíola) e a polícia perseguia na base do bate-primeiro-e-pergunta-depois os menores infratores. É nesse ambiente que o bando de Gato, Volta-Seca, Sem-Pernas, Pirulito, Professor e Pedro Bala traçam seus diferentes caminhos. Qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência.
O romance foi adaptado para o cinema em 2011 pela neta do autor, Cecília Amado, em sua estreia como diretora de longa-metragens.
2 Incidente em Antares, Erico Veríssimo
Os coveiros de Antares decidem entrar em greve bem na hora do enterro da matriarca da família dominante local. Resultado: todos os mortos desse dia resolvem se levantar e continuar de onde pararam, vasculhando a vida dos parentes e moradores da cidade. E, como não têm nada a perder, podem revelar os segredos e tramoias de todos os envolvidos.
Esse foi o último romance de Erico Veríssimo, e já foi adaptado para o teatro e a TV, com Fernanda Montenegro e Marília Pêra no elenco, em uma minissérie da Globo de 1994.
1 O Alienista, Machado de Assis
O fiósofo Sartre disse que “o inferno são os outros”, e parece ser essa a conclusão do médico Simão Bacamarte no romance de Machado de Assis. Ele decide criar um sanatório na cidade de Itaguaí, mas as coisas fogem do controle quando ele passa a internar qualquer pessoa com um comportamento excêntrico. Tudo piora quando o manicômio é usado como ferramente das facções políticas locais. No final, fica a pergunta: quem poderá dizer que é totalmente são nessa vida?
Além de um especial de 1993 na Globo estrelado por Marco Nanini, O Alienista também foi publicado em 2008 em formato de graphic novel pelas habilidosas mãos dos artistas brasileiros Gabriel Bá e Fábio Moon.
Deixe um comentário