Mad Men 7×06 — The Strategy

Essa família ainda existe? Ainda tem gente que janta sorrindo uns para os outros em vez de assistir TV? Você já fez isso com a sua família?”- OLSEN, Peggy

Com o fim da revolução industrial, da Segunda Guerra Mundial e com a o crescimento da publicidade e propaganda, o conceito de família, assim como qualquer tipo de conceito, sofreu fortes mudanças, e é isso que vemos neste episódio: a indagação do conceito familiar em pleno anos 60, uma época em que a Guerra do Vietnã, a ascensão do movimento hippie e o crescimento feroz da publicidade afetam diretamente a construção deste conceito.

Semi Chellas, que assina o roteiro deste episódio, é sábio, ou no mínimo se faz interessante ao colocar nestas indagações a trinca de personagens que menos se adequam ao conceito familiar. Peggy Olson, que no final da primeira temporada e início da segunda, abandonou seu filho indesejado; Pete Campebel, que reproduz o estereótipo machista e abandou a filha após o divórcio com Trudy, porém não admite que a mesma viva uma vida amorosa, ao contrário dele; e Don Draper, que bom… É Don Draper, marido infiel, que não conseguiu manter seu primeiro casamento e mal consegue manter o segundo e parece se importar mais com a família do homem que assumiu a identidade.

São os três que, como parte da estratégia que dá nome ao episódio, devem prospectar um novo cliente, o Burguer Chefe, e para isso devem lidar com este conceito de família, que é tão estranho, em diferentes vertentes, para cada um deles.

Mad Men 7x06

O episódio nos traz também o conceito surpresa ao construir desde o início a possibilidade de uma possível ascensão de Don com a oportunidade dele fazer a apresentação para o novo cliente, frustrando assim as expectativas de Peggy, porém, isto não acontece. O que vemos é a retomada da dupla dinâmica Peggy e Don que em sua parte se deve a bem feita criação de personagens e ao carisma e química de John Hamm e Elisabeth Moss.

O ponto fraco do roteiro é o retorno de Bob Benson, martelando em uma tecla que já havia sido tocada em temporadas anteriores com Salvatore. O frescor vem que, com a presença de Bob, uma mensagem é passada aos sócios da SC&P, o que faz o futuro de Don Draper na agência mais incerto ainda e torna Jim Cutler o visível e real inimigo.

No fim, The Strategy mostra que família nem sempre tem laços de sangue envolvido e isto para os anos 60 é de fato um conceito a lá vanguart.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER