Mad Men: A História Contada Através da série

Diversos momentos históricos são representados durante as sete temporadas de Mad Men

mad_men

Mad Men chega ao fim agora no domingo, depois que sua sétima e última temporada foi dividida em duas partes. Com vários aspectos históricos cercando a série, é claro que o Com Texto e História não ficaria de fora para se despedir daquela que já ganhou 4 Prêmios Globo de Ouro e 15 Prêmios Emmy, sendo considerada a Melhor Série Dramática por quatro anos seguidos.

Por trás do cotidiano de Don Draper (John Hamm) existem vários acontecimentos que perpetuam a trama. A série começa no final de 1959 e terminará em 1970, passando assim por toda a década de 60. Por isso, durante esse período, nós passamos pela eleição do presidente Kennedy, seu assassinato, a morte de Marilyn Monroe e de Martin Luther King, a guerra do Vietnã, a chegada do homem à lua, o direito feminista, a luta pelo fim da segregação dos negros e a revolução sexual, dentre outros assuntos. É tanta coisa que fica até difícil selecionar um momento histórico “mais importante”.

boxdeseries-madmen01

Mad Men fala sobre feminismo, diluindo ele em suas personagens, como Peggy Olson (Elizabeth Moss). Peggy é inicialmente a secretária de Don, mas seu objetivo é ser a primeira redatora mulher da empresa.

A personagem cresce na carreira, conquistando seu espaço, mesmo que seja tratada pelos colegas como um “cara” e não como uma mulher, em algumas ocasiões. Megan Calvet (Jessica Paré) é bem autônoma, devido à sua criação diferente (ainda que ela se encaixe no perfil das mulheres sessentistas dos Estados Unidos) e ela também é bem-sucedida. A questão dos direitos dos negros é abordado ao longo das temporadas.

A princípio, há uma ausência de negros, mas eles vão aparecendo aos poucos, embora sempre como subordinados.

Martin Luther King foi um dos líderes mais importantes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e sua campanha era de não violência e de amor ao próximo (algo semelhante ao que Gandhi pregava). Por sua luta contra a desigualdade racial e pela não violência, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Antes de morrer, Martin Luther King expandiu sua luta, passando a combater a pobreza e sendo contra a Guerra do Vietnã.

Ele foi assassinado na sacada do quarto do hotel Lorraine Motel, em Memphis. James Earl Ray foi acusado de assassinar Martin Luther King e foi condenado à 99 anos de prisão. Existe uma teoria que diz que ele foi assassinado por causa de uma conspiração do governo dos EUA, e que James Earl Ray foi na verdade um bode expiatório. Hoje em dia, toda terceira segunda feira de janeiro é considerada O Dia de Martin Luther King, e é um feriado federal nos EUA.

mad men 1-5

Ainda sobre conspirações, muitas giram em torno da morte de J. F. Kennedy. O presidente foi assassinado com três tiros, mas há divergências na autópsia. Há a teoria da Bala Mágica (que virou até teaser para X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido) e a teoria de que o vice-presidente mandou um agente da CIA matar Kennedy porque ele queria o cargo presidencial, e as chances dele virar presidente após Kennedy eram ruins.

Uma curiosidade sobre a abertura de Mad Men: é uma homenagem a Alfred Hitchcock. A sequência da cena de abertura faz referência aos filmes Intriga Internacional (North by Northwest) e Um Corpo que Cai (Vertigo).

Mad Men trouxe inúmeras referências históricas ao longo de suas sete temporadas, e seu series finale vai ao ar no canal AMC, no próximo domingo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER