Madoka Magica: Quais são seus desejos?

Se você pudesse fazer qualquer desejo o que você pediria? Desejos: é isso que move Madoka Magica

Não se esqueça. Sempre em algum lugar, alguém está lutando por você. Enquanto se lembrar dela, você não estará sozinho.” –KANAME, Madoka

MadokaMagica1

Todos temos vontades, desejos. Muitos são movidos por eles, estão sempre em busca de conquistar algo, ter um lugar, um alguém. Alguns outros são movidos pelas realizações dos outros, o bem estar daqueles que mal conhece, são os altruístas.

Em Madoka Magica conhecemos uma garota chamada Madoka Kaname, que acredita ser extremamente comum, em especial quando observa a própria mãe, uma executiva de sucesso, e se imagina num futuro se possível tão brilhante como o dela.

Madoka tem um sonho com uma garota que sozinha enfrenta um monstro imenso num mundo destruído. No dia seguinte desse sonho, Madoka conhece uma menina chamada Homura Akemi, que se transferiu para a sua sala de aula, curiosamente esta era a menina do sonho de Madoka.

Após a aula, Madoka e sua amiga Sayaka Maki vão a um shopping onde Madoka ouve um chamado de socorro, e encontra Homura enfrentando uma criatura chamada Kyubey. Madoka e Sayaka levam Kyubey mas acabam ficando presas numa dimensão paralela onde tudo é distorcido e monstros estão as espreita. Eles são salvos por uma garota chamada Mami Tomoe, e Kyubey explica para as meninas que Mami é uma garota mágica, que tem

MadokaMagica2

como missão proteger o mundo das bruxas.

Kyubey explica que, para se tornarem garotas mágicas, as meninas deveriam fazer um desejo para ele, qualquer coisa, que ele realizaria, desde que concordassem em se tornarem garotas mágicas. Kyubey também explicou que as bruxas tinham o poder de influenciar as pessoas para que elas cometessem assassinatos e suicídios.

Madoka Magica apresenta uma evolução nos animes por criar um novo tipo de heroína que foge dos padrões clássicos, outra sacada da série foi a busca por atrair um público mais velho para os animes de garotas mágicas. Sem contar que o anime em si era um produto original, e não uma adaptação de um mangá já existente.

Madoka é insegura quanto ao que fazer de sua vida, e acaba a vivendo como uma expectadora, sem querer fazer escolhas pois não sabe no que elas implicarão a longo prazo. Porém seu coração é muito puro e bondoso. Sayaka por outro lado é muito impulsiva, assim como Madoka é altruísta, mas não sabe quando se doa demais. Homura tem um lado muito sombrio, os olhos dela são tão opacos que as vezes temos a impressão de que ela não está ali, e esconde um lado bondoso seja por medo ou fraqueza. Mami é o oposto de Homura, tem uma luz e brilho que acaba por atrair a atenção nas suas cenas, ela tem uma ternura na suas ações e jeito. Já Kyubey me deixa muito desconfortável, ele não tem uma boca e se comunica por telepatia, assim não conseguimos ver o que de fato ele quer dizer com suas ações além de que ele não tem um senso de sentimentos como os nossos.

MadokaMagica4

A trama de Madoka Magica é bem pesada quando olhamos para os padrões da TV japonesa. Tendo mortes violentas retratadas de uma maneira muito realista, ao contrário de animes como Sakura Card Captors no qual um personagem morre e se torna uma explosão de luz ou algo do gênero. Ou seja o anime era vendido como algo muito ingenuo e fofo, mas com uma pegada mais dark, porém assistindo a série você se dá conta que nada disso é gratuito, acaba passando como isso é necessário para a trama.

Madokamagica3

A evolução dos episódios também segue um padrão interessante, no primeiro episódio somos apresentados a esse novo mundo, no segundo as regras, por assim dizer são ditas por Kyubey e Mami e no terceiro a série tem uma reviravolta que dá uma nova cara para a série.

O conceito do desenho dos personagens acabam sendo uma mistura de fofura com trevas. Isso fica muito claro quando vemos as chamadas bruxas e seus mundos distorcidos — elas me lembram em muito alguns desses livros de colorir que tem um elementos como borboletas, flores entre outros em ambientes deslocados.

A trilha sonora também é digna de nota, uma mistura do clássico com um pé no J-Pop. E acabam sendo marcante em batalhas ou em momentos expressivos.

Madoka Magica é um dos muitos animes que são boas pedidas para driblar o hiato até Setembro próximo. Veja um vídeo com abertura da série.

_

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER