Desde a estreia da quinta temporada, True Blood vem colecionando bons resultados. Depois de se tornar recordista da Social TV, deixando para trás séries consagradas como Game of Thrones e Dexter, ela ainda se mantém a cada semana entre os programas mais comentados nas redes sociais. É só você entrar no Twitter no domingo a noite para ser recebido com uma chuva de spoilers. Todo o sucesso se deve ao perfil de divulgação da HBO, que inova mais uma vez e ensina aos seus concorrentes como o fã deve ser tratado em plena era da convergência.
O conteúdo da HBO está mais acessível do que nunca. Apesar de ser um canal pago, a emissora disponibiliza os episódios de True Blood na integra logo após a exibição através do site — e também aplicativo — HBO GO. O recurso que chega ao Brasil no mês que vem, permite que o usuário assista a série quando bem entender e em várias telas. O canal também lançou o HBO Connect, uma plataforma que unifica os comentários do Twitter, Facebook e Get Glue.
Porém, a principal ação de engajamento da HBO foi propor aos fãs de True Blood um feriado fictício, denominado Maker’s Day, no qual o canal convida o espectador a homenagear o seu criador. Dentro da ação existem vários conteúdos extras e até download do roteiro da série.
Unindo equipe de criação e o elenco de True Blood, o Maker’s Day foi elaborado para engajar o público antes mesmo da estreia da quinta temporada e reúne várias plataformas de interação com o fã. No perfil da série no Facebook, é possível acessar um aplicativo e, a partir dele, explorar todos os conteúdos da ação.
Para motivar o público a celebrar o feriado, a HBO lançou dois vídeos com as personagens Pam e Jessica (Kristin Bauer e Deborah Ann Woll) agradecendo seus criadores e os parabenizando pelo dia. As gravações foram divulgadas somente no aplicativo do Facebook, mas ganharam repercussão em vários sites, como o de Perez Hilton.
Através do aplicativo também é possível descobrir que dia você foi ‘transformado’ e enviar um cartão personalizado para o seu criador. Na mesma seção, a HBO disponibilizou avatar e temas para download, todos na temática da nova temporada da série.

Outra seção presente no Maker’s Day é uma espécie de termômetro, que anunciava um download exclusivo. Quando o tweet com a #makersday de número 100 mil fosse postado, o usuário teria o direito de baixar o roteiro de uma cena de True Blood — ainda inédita na época.

Além do aplicativo, a HBO realizou ações com os atores da série. A atriz Rutina Wesley (Tara) participou de um chat exclusivo para os fãs cadastrados no HBO Connect, enquanto Deborah Ann Woll (Jessica) tweetou durante toda a exibição do episódio Turn! Turn! Turn! . Seus tweets convidavam os fãs a usarem a hashtag oficial da série e a participarem do Maker’s Day. Apesar de o feriado ter sido no dia 10 de junho, o aplicativo e todos os recursos ainda estão disponíveis no Facebook.
Já a HBO Brasil não criou um aplicativo, nem nos propôs um feriado, mas desde a estreia está motivando os fãs pelo Twitter e distribuindo DVDs da série, tudo durante a exibição dos episódios.

O canal tem o seu favor a transmissão simultânea de True Blood, o que traz o espectador de volta para frente da TV. O appointment television gerado pela HBO Brasil é único e talvez inédito no país — já que aqui as séries vão ao ar com certo atraso — e a #TrueBloodBR está sendo usada até mesmo por quem não é assinante do canal.
Deixe um comentário