Malu Mulher: Começar de Novo

Imagine a seguinte situação: uma mulher, após anos de um casamento falido e sem amor, resolve se separar. Como todos (a família, a sociedade, o próprio marido) reagiriam a essa informação? Certamente, de forma natural, afinal, não existe coisa mais normal que isso. Agora junte toda essa história e transporte para os anos 1970. Qual seria o impacto dessa notícia? Certamente devastador.

malu mulher 1

Abordando temas como separação, sexo, aborto, métodos contraceptivos e outras polêmicas, Malu Mulher trouxe para a TV discussões inéditas sobre assuntos que ainda eram tabus para a sociedade. Em tempos de repressão e Ditadura Militar, é possível afirmar que a série foi um marco na TV brasileira.

Baseada no filme Uma Mulher Descasada, de Paul Mazursky, a série protagonizada por Regina Duarte foi criada e dirigida por Daniel Filho, com roteiro de Manoel Carlos. E foi apresentada na Globo de 24 de maio de 1979 a 22 de dezembro de 1980. A música de abertura, Começar de novo (quem não lembra), foi criada especialmente para a série. Com muita maestria, Ivan Lins conseguiu colocar na letra toda a trajetória de luta e recomeço da personagem.

malu mulher 2

Malu Mulher contava a história de Malu, uma socióloga que larga a profissão para se dedicar ao marido e à filha de 12 anos (Narjara Turetta). Após longos 13 anos de casamento, motivada pela rotina estressante e pelas constantes traições de Pedro Henrique (Dennis Carvalho), Malu resolve se separar. O recomeço da vida desta mulher é o ponto de partida da trama, justamente em uma época em que a separação ainda era mal vista na sociedade. Malu passa a questionar seus valores e luta para dar uma vida digna à filha.

Mas como já dissemos, nem só de separação falava Malu Mulher. Foi a série que apresentou a primeira cena de orgasmo da TV brasileira. E também foi em Malu Mulher que foram tratados temas íntimos como a menstruação, e delicados como virgindade e aborto, como quando a personagem Jô (Lucélia Santos) realiza o procedimento em uma clínica clandestina. Todas essas situações foram apresentadas para o grande público sem julgamentos. E sim como situações recorrentes da vida de uma mulher normal.

malu mulher

Sei que você, leitora do Box de Séries, toda moderninha, custa a acreditar que uma realidade onde temas como separação e métodos contraceptivos, como Camisinha ou Pílula Anticoncepcional eram tabus. Mas é só perguntar para sua mãe, ou para sua avó. E pergunta para ela também sobre a importância de Malu Mulher nessa libertação do sexo feminino.

Mais do que uma série sobre polêmicas, Malu Mulher foi uma série que debateu a condição da mulher emancipada que, diante de uma liberdade recém-conquistada, queria assumir responsabilidades sem precisar se submeter à figura do marido. Malu Mulher falava para essa nova mulher, que tentava tomar conta do próprio destino. Sobre essa mulher que agora tinha a possibilidade de começar de novo… sem as garras sempre tão seguras…

Sabe sensação de liberdade? É isso que Malu Mulher trazia, uma série que sim, você precisa assistir.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER