Marvel Agents of S.H.I.E.L.D.: Ligando os pontos

É assim que nós temos que viver agora, nas sombras, para salvar pessoas, mesmo que eles não saibam disso ou queiram isso” — COULSON, Phil

“Quem vigia os Vingadores?”. O trocadilho com a frase do quadrinho/filme The Watchman cabe quando falamos de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.. Entender o que a S.H.I.E.L.D. pode fazer para ajudar o maior grupo de heróis de todos os tempos é o que vem sendo feito pela série da ABC.

A série foi a primeira incursão dos Studios Marvel na TV e vem provando ser um dos maiores acertos da companhia. Desde o alto investimento em produções cinematográficas, os heróis ganharam novos fãs que vão além dos fan-boys que sempre encontram maneiras de diminuir a importância dessas produções em relação aos quadrinhos.

Marvel's Agents of SHIELD

Vendo por esse aspecto, a redefinição de heróis, desde sua formação psicológica e moral até mesmo suas origens podem ser melhor explicadas nesse “novo” universo. E Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. tem como missão manter os fios desse universo unidos, uma vez que tudo está conectado.

A série acompanha a equipe do Agente Coulson (Clark Gregg) nos eventos que ocorrem depois da invasão de Nova Iorque, que aconteceu no filme Os Vingadores. A série explora todos os braços da S.H.I.E.L.D., desde agentes de campo aos centros de detenção de criminosos com poderes.

Além de Coulson, fazem parte da equipe Melinda May (Ming-Na Wen) e Grant Ward (Breet Dalton), ambos são agentes de campo especialistas em combate; Leo Fitz (Ian De Caestecker) e Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge), que fazem parte da equipe de apoio técnico. A equipe participa de buscas por candidatos ao Index, uma lista com pessoas com possíveis poderes, por eventos de origem desconhecida e auxiliando os heróis ou mesmo nos eventos ocorridos depois da passagem deles.

Durante uma das operações, Coulson encontra Skye (Chloe Bennet), uma hacker que faz parte de um grupo que tenta expor a S.H.I.E.L.D.. Skye passa a fazer parte da equipe de Coulson e tenta ganhar a confiança dos demais membros do grupo.

A primeira temporada foca na relação de Skye com a S.H.I.E.L.D., que vai além de suas tentativas de expor a agência, uma explicação para a presença de Coulson depois dos eventos dos Vingadores e descobrir quem está por trás de um projeto que visa criar heróis assim como foi feito com o Capitão América. Os acontecimentos que ocorrem em Capitão América: Soldado Invernal interferem diretamente em Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., tanto que os episódios a partir da semana do lançamento do filme entram num novo arco que encaminha a série para a sua segunda temporada.

Durante a primeira parte segunda temporada acompanhamos a reestruturação da S.H.I.E.L.D. e o seu embate contra a HIDRA, além de conhecermos novos personagens, como Lance Hunter (Nick Blood) e Bárbara “Bobbi” Morse AKA Harpia (Adrianne Palicki). Já na segunda parte vemos a trama trilhando caminhos para explicar os eventos do filme Vingadores: a Era de Ultron (aliás, nós já vimos o filme, dá uma olhada na review), em especial sobre a origem da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e do Mercúrio, além de começarem os acontecimentos que irão levar ao Capitão América: Guerra Civil.

Da esquerda para direita, a produtora executiva Maurissa Tancharoen, Stan Lee e os atores Elizabeth Henstridge e Clark Gregg

A trama da série se torna envolvente e se apropria de uma prática comum nos filmes da Marvel, que é o uso das cenas pós-crédito para trazer ganchos para os episódios seguintes. Além dos eventos relacionados aos filmes lançados em 2014 — Thor: Mundo Sombrio e Capitão América: O Soldado Invernal –, a série segue um caminho próprio dentro da mitologia desse universo. Contando sempre com referências clássicas, como a participação de Stan Lee, e personagens dos filmes como Nick Fury (Samuel L. Jackson), Maria Hill(Colbie Smulders) e Lady Syf (Jaime Alexander). A atriz Lucy Lawless (A eterna Xena) faz uma participação como uma agente/mercenária no início da segunda temporada e Bill Paxton aparece em alguns episódios da primeira temporada como um agente de campo e ex-parceiro de Coulson.

Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.tem garantida até a sua terceira temporada. Além disso, conta com um spin-off, Agent Carter, que foca na agente Peggy Carter (Hayley Atwel) nos primórdios da S.H.I.E.L.D., até então chamada de RCE.

Se nos quadrinhos a Marvel já tem programado o seu reboot, nos cinemas e TV isso vem sendo feito ao longo dos últimos a

agents of shield spin-off adrianne palicki nick blood

nos. E com muito sucesso. Além dos filmes da chamada fase três, que ainda serão todos os que serão lançados entre 2016 até 2019. Segundo o Deadline e o The Hollywood Reporter, já existem projetos para mais duas séries de TV, um spin-off de Marvel Agents of S.H.I.E.L.D. (provavelmente centrado na Harpia e Lance Hunter, dois personagens fixos da atual temporada do seriado) e um outro projeto que terá o roteiro de John Ridley (12 Anos de Escravidão) . Já no Netflix teremos mais quatro séries : AKA Jéssica Jones, Luke Cage, Punhos de Ferro e Os Defensores.

Além dessas estreias, ainda tem o retorno de Demolidor e possivelmente o retorno de Agent Carter. Todos esses projetos, direta ou indiretamente, estarão relacionados entre si, ou seja, é indispensável que você assista Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., seja para entender como as coisas se encaminharam para o que irá ocorrer, ou ainda para saber mais um pouco sobre esse mega universo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER