Marvel’s Daredevil 1×09 — Speak of the Devil

A Série reflete bem certos aspectos de seu protagonista: É Bruta, sem amenidades.

Atrocidades dos inimigos foram usadas para justificar as próprias por toda a história. O que tem se perguntar é: você está lutando com o fato de que não quer matar esse homem, mas tem de fazê-lo? Ou de que não precisa matá-lo, mas quer?” — LAMTON, Padre

Com disciplina, Marvel’s Daredevil tem montando uma história dramática que nada mais é do que um palco para Murdock e Fisk. Personagens que tiveram suas personalidades explanadas, suas feridas remexidas e seus métodos questionados. Tudo nos dois últimos episódios. Agora, a série retorna com um apanhado geral de tudo o que foi dito, acrescentando o debate central que todos esperavam: até que ponto o Demolidor é o herói, e Wilson Fisk o vilão? Quer a resposta curta ou a longa?

Speak of the Devil é mais um na lista dos episódios inteligentes, com inúmeras referências e entrelinhas. As sequências de ação não ficaram ausentes por causa disso, pelo contrário: já no início é exibida uma cena do Demolidor lutando com Nobu. É interessante porque você não sabe nada do que aconteceu anteriormente, mas durante o episódio (que volta no tempo normal) fica tentando achar razões para aquilo. E antes da cena ser exibida na íntegra, há outros flashes dela no decorrer.

O Badass de Hell’s Kitchen está mais cauteloso. Dando um tempo, se recuperando. Logicamente, Fisk ainda não está tranquilo e induz Nobu a cuidar dessa complicação mascarada. Matt vai atrás de Vanessa, após descobrir seu vínculo com Fisk por meio da coletiva de imprensa do 1×08.

No encontro inusitado, os dois têm uma conversa pra lá de simbólica sobre arte.

“Imagine um mar de tons de vermelhos. A cor da raiva, da fúria, mas também a cor do coração, do amor, esperança. Isto parece ser o equilíbrio perfeito entre os dois.”— MARIANNA, Vanessa

Vanessa tem “coadjuvante” estampado na testa. Sim, ela aparece pouco, mas demonstra todo seu charme quando uma oportunidade lhe é dada no roteiro. Ayelet Zurer acertou em cheio no tom misterioso. Não dá pra saber o que a aguarda. Então, que seja a altura!

Foggy e Karen continuam tentando encontrar uma ligação entre Tully e Fisk. Elena Cardenas recebe outra oferta para deixar o prédio e ao recusar, assina seu atestado de óbito. Assassinada a facadas, a simpática idosa desperta o Demolidor de seu transe interior.

Matt Murdock andava se preocupando com suas ações e o que elas implicam em seu futuro. No futuro de Hell’s Kitchen.
Sobre as cenas de Matt com o padre Lamton (Peter McRobbie), vale a pena assistir prestando atenção a cada detalhe, principalmente ao que é dito (desabafado, na verdade). É sem dúvida nenhuma o pico do episódio e talvez um daqueles momentos que grudam em nossa memória e rapidamente vêm à tona quando pensamos em tal série. Charlie Cox passa vulnerabilidade, raiva e até um pouco de remorso de forma convincente. Vincent D’Onofrio roubou os holofotes para si no último episódio, mas Cox entra definitivamente na briga em Speak of the Devil, mas especificamente depois dessas cenas que citei.

Decidido e focado, o Demolidor é levado para mais uma armadilha de Wilson Fisk, que pretendia matar dois coelhos com uma cajadada só. O primeiro encontro dos rivais acontece e é exatamente como desejávamos: cheio de provocação e tensão. Mais uma pessoa é atingida pelos destroços desse duelo de gigantes: Nobu. Não fará falta como Vladimir faz.

E pra fechar com chave de ouro esse episódio incrível, Matt Murdock tem sua identidade secreta revelada involuntariamente a alguém bem próximo. Não pensei que isso fosse acontecer tão cedo, agora é acompanhar as consequências. Elas certamente virão.

P.S. Será que os produtores não pesaram a mão na humanização do Demolidor? O que foi a surra que ele levou nesse episódio? Claire deve ficar ocupada no 1×10!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER