Masterchef Brasil 3×07 — Da Sala São Paulo ao Tartar de Jacquin

O desafio dos cozinheiros do Masterchef Brasil foram a Sala São Paulo e o Tartar de Jacquin!

Essa é a hora que o pião chora e a mãe não vê” — FOGAÇA, Enrique.

Mais um episódio de Masterchef Brasil se inicia e mesmo que você já tenha jantado sempre vem aquela vontade de voltar à cozinha. E o primeiro evento desta temporada de Masterchef Brasil começa, e é sem duvidas um grande desafio, a Sala São Paulo recém eleita uma das 10 melhores salas de concerto do mundo.

É hora de dividir as equipes. A vencedora da última prova foi Raquel, mas como ela teve a vantagem de cozinhar por uma imunidade contra o chefe Murakami agora quem comandará as equipes são Guilherme na equipe azul e Aluisio na equipe vermelha.

E as escolhas foram essas:

Equipe azul: Guilherme (Líder) Raquel, Thaiana, Bruna,Lee, Gabriella, Luriana, Rodrigo, Nuno.

Equipe vermelha: Aluisio (Líder), Vanessa, Tenente, Fábio,Paula, Leonardo, Livia, Gleice, Pedro.

Logo na escolha das equipes percebe-se que Guilherme se saiu melhor escolhendo os vendedores das últimas provas, Aluísio ficou literalmente com o que sobrou. Então era hora de escolher os pratos que cada equipe iria servir e as opções eram finger foods, ou tapas, como o nome diz, aquele tipo de comida que se come com as mãos, algo parecido com canapés, só que bem mais sofisticado.

Aluísio escolhe: Pinchos de Camarão empanado, uma tapa vegetariana, sardinha marinada com alho confitado e Mignon com crosta de manjericão.

Guilherme fica com: Montaditos de camarão empanado, pinchos de Endivia e Chips de Batata com Salmão.

Durante a prova podemos claramente ver que as escolhas de Guilherme funcionam melhor juntas, são pessoas que tem maior afinidade e pela primeira vez em 7 episódios podemos ver Gabriella, da equipe azul, se manifestar e dizer “Na nossa equipe tem muito cacique e pouco índio, algumas pessoas tem que aprender a ser índio”. Foi estranho ela fazer esse comentário sobre sua própria equipe.

A equipe vermelha de Aluísio se mostra um pouco atrapalhada e não muito atenta com o tempo, apesar de seu líder estar completamente confiante de que irá ganhar. E de algum modo estranho a sua equipe começa a funcionar, a organização da equipe azul se desfaz por um tempo e a equipe vermelha parece passar a frente na corrida para entregar os melhores pratos.

Lee, da equipe azul, comete um erro com o camarão pelo qual ele está responsável, mas sua sabedoria e fofura fazem com que ninguém perceba que ele acabou errando a receita. Gabriella também erra o preparo do molho hollandese, então por uma questão de falta de tempo os jurados decidem ajudar as equipes a finalizar seus pratos.

É hora de servir, e convidados especiais estão á espera de boa comida, estão presentes: Didi Wagner, Maria Paula, Isabelí Fontana e os gêmeos, Gustavo e Otávio, artistas plásticos reconhecidos no mundo todo. Apesar das dificuldades eles entregam seus pratos, os candidatos vão dando suas opiniões enquanto experimentam e as opiniões se dividem e eles votam, foram 98 votos, 59 deles para o time azul que vence a prova e não vai participar da prova de eliminação.

Comparado a outras provas de equipe já vistas no Masterchef, essa não foi a mais difícil e na avaliação dos jurados apesar da equipe azul ter ganho, a equipe vermelha foi melhor.

Os perdedores vestiram o avental e a surpresa para a prova de eliminação era que os dois líderes de equipe teriam que escolher um membro de sua equipe para ir para trocar de lugar, ou seja, Guilherme teria que escolher alguém para ir para a prova d eliminação e Aluísio alguém para ser salvo.

Guilherme se voluntariou para a eliminação, e na opinião de qualquer um em um reality como esse isso é burrice, mas ele tinha que tirar essa imagem que todos tinham de vilão sobre ele. Aluísio salvou Gleice, sabe-se lá porque. Na minha opinião ele quis poupá-la da prova, e além do mais sabemos que veríamos ela mais uma vez penando para conseguir se manter viva na competição.

A prova de eliminação era o temível Tartar do chefe Jacquin. Imagina a situação: cozinhar um Tartar para o Rei do Tartar. Antes da prova começar os competidores tiveram um intensivo de Tartar com o chefe Jacquin, que com rapidez e enorme habilidade mostrou como preparar três tipos do prato.

Desta vez, por motivos do prato ser praticamente cru, os cozinheiros tiveram 45 minutos para apresentar três sabores de tartar para os jurados. Nesse momento Tenente já se mostra inseguro por não estar se sentindo bem, enquanto todos se questionam sobre a escolha de Aluisio de ter salvado Gleice, segundo os outros participantes, Aluísio sabia que Tenente não estava se sentindo bem e mesmo assim a salvou, parece que o combinado era salvar Gleice, se continuar assim ela vai ser carregada até a final.

Vamos á apresentação dos pratos:

Leonardo: Tartar de carne com gema de ovo de codorna, Tartar de Atum com Gergelim e um Tartar de Banana com Mel, cebola e coentro. Uma dura crítica do chefe Jacquin por terem dois Tartar de sabores diferentes no mesmo prato.

Lívia: Tartar clássico de carne, Tartar de salmão e Tartar de Maçã, e ela ganha elogios de Paola pela apresentação elegante e sabor delicado e surpreendentemente grandes elogios de Jacquin.

Tenente: Tartar de carne, tartar de Atum e salmão e tartar de banana com cebola roxa e coentro. E pelos comentários do Fogaça ele errou feio no tempero, ele parece não ter experimentado os pratos e seu paladar com certeza foi afetado pelo seu mal estar.

Paula: Tartar de Atum, robalo e uva verde, tartar de filé mignon com hortelã e tartar de figo, laranja romã e tomate. Ele estava confiante desde o início, e a apresentação estava linda, mas como Jacquin mesmo disse o sabor de seu Tartar não tinha vida, não tinha tempero.

Guilherme: Tartar de carne com gema de ovo e molho de pimenta, tartar de salmão robalo e atum, e tartar de frutas com chá. Outro que errou no tempero muito sal em um, muito açúcar em outro, mas com uma apresentação bonita.

Aluísio: Tartar de atum com castanha de caju, tartar de carne, tartar de banana. A apresentação muito elegante, mas mais um com erro nos temperos.

Vanessa: Tartar de filé mignon, tartar de salmão e tartar de frutas. Até esse momento ela não havia aparecido no episódio, mas isso é por causa da edição que acaba podando alguns participantes, até agora o prato dela é o mais equilibrado.

Pedro: Tartar de carne,tartar de salmão e atum e tartar de frutas, e como todos os outros mais um prato que falta tempero e recebeu um belo puta que pariu do chefe Fogaça e teve que como castigo teve que comer todo seu tartar de frutas que estava ruim.

Fábio: Tartar de filé mignos, tartar de atum, tartar de abacaxi e kiwi. Falta de sal e alguns erros na execução.

Todos os pratos foram experimentados e não dava para saber quem seria o eliminado. Antes da decisão dos jurados teve um puxão de orelha desnecessário de Ana Paula Padrão em Lívia. Ela levou um puxão de orelha por aparentar ser uma pessoa triste, o que foi isso?

Os três destaques da prova de eliminação foram: Aluísio, Lívia e Vanessa, por uma questão de tempero e sabor Livia acabou sendo o destaque da prova de eliminação. E como disse Fogaça, essa é a hora que o peão chora e a mãe não vê, os piores da prova foram:

Pedro, Tenente e Paula.

Pedro é logo descartado da eliminação e restam somente Paula com sua criatividade e pouca técnica e Tenente com seu estilo rústico.

Tenente foi o eliminado por não saber usar a sutileza e ter falhado em questões técnicas, e foi uma eliminação justa, ele não estava bem, nem de saúde e nem na competição.

Tenente Adeus

Estão derrubando forninhos:

Aloísio: Tem confiança e talento, liderou bem sua equipe.

Bruna: Continua aqui apesar de não ter destaque hoje.

Raquel: O mesmo que Bruna.

Guilherme: Liderou bem a equipe, se não melhorar senta na graxa.

Livía: O grande destaque da noite, quietinha, introspectiva, mas cozinha bem.

Não consigo opinar:

Rodrigo: Alguém viu ele hoje?

Nuno: Continua mediano, só que agora opina do mezanino.

Vanessa: Quase derrubando forninhos.

Leonardo: Quase que se ferrou com seu Tartar Oriental

Thaiana: Se talento fosse beleza…

Fábio: Continua cozinhando sem se comprometer.

Lee: Quase se ferrou os camarões.

Luriana: Parece que cozinha, até é confiante, mas na hora H…

Bottom:

Paula: Que discurso foi aquele sobre alquimistas e ouro carbonizado, ela tem razão seu talento está carbonizado.

Gleice: Só não foi eliminada por que foi salva pelo Aluísio.

Gabriella: Continua sendo avulsa.

Pedro: Estava no ostracismo desceu até o bottom pelo seu tartar de frutas tropicais.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER