Merlí: Muito além da sala de aula

Série catalã chegou ao Netflix e dá uma aula sobre diversos assuntos que permeiam a vida adolescente.

Diferente do que estamos acostumados a encontrar nas tardes da Rede Globo com Malhação, as séries adolescentes mundo afora não temem em mostrar uma realidade mais nua e crua dessa conturbada fase da vida.

Desde o mês de novembro a Netflix Brasil passou a disponibilizar a sua mais nova série “original”: a catalã Merlí. E podemos dizer que é umas mais gratas surpresas que tivemos em 2016.

A trama da primeira temporada da série acompanhamos Merlí Bergeron (Francesc Orella), um professor de Filosofia despejado de seu apartamento que vive com sua mãe, Carmina Calduch (Anna M. Barbany), e que terá que aprender a conviver com seu filho Bruno (David Solans), cuja guarda, até o momento, era de sua ex-esposa. Coincidindo com a chegada de seu filho, Merlí consegue um emprego no instituto Àngel Guimerà. Em suas aulas, ele empregará métodos imprevisíveis para fomentar a reflexão e a discussão. Ele também ajudará seus alunos com seus problemas pessoais, mesmo que com métodos censuráveis.

Merlí não só expõe as ideias de filósofos e pensadores como também aplica suas lições no seu dia a dia para resolver os problemas que vão surgindo.

Seus alunos, os chamados peripatéticos, formam um grupo muito diversificado que terá de enfrentar todo tipo de situações. Pol (Carlos Cuevas) é um repetente que logo se entende com Merlí; Berta (Candela Antón) é uma exibida que, de início, não vai com a cara do professor; Marc (Adrian Grösser) é um personagem amigável e solícito; Ivan (Pau Poch) é um garoto de sofre de agorafobia; Tània (Elisabet Casanovas), é uma garota extrovertida, a melhor amiga de Bruno; Gerard (Marcos Franz) é um garoto muito enamoradiço, que pedirá conselhos amorosos a Merlí; Joan (Albert Baró) é um garoto estudioso e tímido, com uma família muito rígida; Mònica (Júlia Creus), é uma aluna nova e muito madura; Oliver (Iñaki Mur), também novo na turma, é alegre e divertido, rápido em fazer amizades; e, por fim, Bruno (David Solans), filho de Merlí e seu aluno mais complicado.

Os Números não Mentem

Merlí teve uma recepção excelente por parte do público. Sem contar com o último episódio, a primeira temporada alcançou, em média, a marca de 559.000 espectadores, com um share de 18,2%. Entre as faixas etárias entre 13 e 24 anos, Merlí obteve um share de 41,2%. Nas demais faixas, ficou entre 15 e 20%.

Esses resultados colocaram Merlí como a segunda série de ficção mais bem-sucedida da TV3, ficando atrás apenas da série 13 anys i un dia, que teve uma média de 588.000 seguidores durante a primeira temporada. Por outro lado, Merlí também contou com um bom público on-line, registrando em média 100.000 reproduções.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa GfK, a pedido da TV3, Merlí foi uma das séries mais bem avaliadas pelos telespectadores, alcançando uma nota de 8,4 sobre 10.

Merlí não é uma série para todo o tipo de público, quem não está acostumado com séries espanholas e principalmente séries sobre adolescentes, desculpa, vocês precisam evitar passar perto dessa trama. Agora quem está atrás de um bom drama, repleto de lições e aprendizagem, preparem-se para ter uma aula com um professor bastante porra louca e que certamente vai fazer a diferença na sua vida.

A segunda temporada da série deve chegar em breve na Netflix Brasil, então aproveitem que dá tempo de fazer uma maratona desses 13 episódios.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!