Michael Fassbender: as diferentes faces do poder

O ator Michael Fassbender já levou uma indicação ao Globo de Ouro por seu trabalho interpretando Steve Jobs.

Nome: Michael Fassbender

Data de Nascimento: 2 de abril de 1977

Nasceu em: Alemanha

Primeiro trabalho na TV: Hearts and Bones

Primeiro Trabalho no Cinema: 300

Você pode não lembrar, mas Michael Fassbender era um dos sarados atores do elenco de 300, com pouquíssimo destaque na produção que alavancou as carreiras de Gerard Buttler e Rodrigo Santoro.

Quase 10 anos depois de seu papel como Stelios, Fassbender chega à temporada de premiações de 2016 com um currículo de respeito e nesse ano interpreta dois personagem-título: um deles na mais nova adaptação de Macbeth e o outro encarnando o poderoso Steve Jobs na cinebiografia do gênio por trás da Apple.

Homens poderosos não são estranhos para Fassbender. Durante sua carreira, ele intepretou um dos mais importantes psicanalistas da história, um tenente britânico em uma missão especial durante a segunda guerra mundial e um dos mutantes mais importantes dos quadrinhos da Marvel.

Michael Fassbender nasceu na Alemanha, cresceu na Irlanda e mora em Londres. Aos 19 anos estudou atuação no Drama Centre na Inglaterra, mas abandonou os estudos pouco antes da conclusão por uma turnê de teatro com a Oxford Stage Company. Sua primeira aparição em telas globais foi na série Band of Brothers, da HBO. Somente em 2009, no filme Bastardos Inglórios (de Quentin Tarantino), o ator teve uma exposição genuinamente global.

Michael Fassbender como Tenente Archie Hicox, no filme de Quentin Tarantino.

Um de seus papéis mais controversos e premiados é em Shame. No filme, Fassbender interpreta um personagem viciado em sexo que, ao retomar um relacionamento mais próximo com a irmã (Carey Mulligan), tenta se livrar dos seus hábitos doentios. O ator foi indicado a mais de 50 prêmios por essa produção, incluindo o Globo de Ouro e o BAFTA. Shame é uma das várias parcerias do ator com o diretor Steve McQueen. A dupla trabalhou junta pela primeira vez em Fome — para qual Fassbender perdeu mais de 16 quilos — e mais recentemente no premiado 12 anos de escravidão, que rendeu a primeira indicação do Oscar na carreira do ator.

Já para as audiências dos blockbusters, Michael Fassbender é conhecido por ser a versão mais jovem de Magneto na franquia X-Men. Junto de James McAvoy e Jennifer Lawrence, ele conta a história da amizade entre Xavier e Erik antes de estarem em lados opostos da guerra dos mutantes. O alemão dá vida ao começo da trajetória do personagem ao adotar o codinome pelo qual é tão famoso. Em 2016, ele volta estar nos cinemas como Magneto (também interpretado por Ian McKellen) em X-Men: Apocalipse.

Agora, dois anos depois do lançamento da cinebiografia interpretada por Ashton Kutcher, Fassbender assume o papel de um dos empresários mais reconhecidos no mundo, Steve Jobs. O roteiro é assinado por Aaron Sorkin, que também contou a história de um outro grande nome do mercado da tecnologia — Mark Zuckerberg em A Rede Social.

Fassbender como Steve Jobs.

Kate Winslet e Seth Rogen completam o elenco do filme, que estreia no Brasil no dia 14/01. Pra quem quiser ver Fassbender em ação já, Macbeth: Ambição e Guerra está em cartaz em cinemas selecionados. O filme é o primeiro papel Shakesperiano do ator. Ele trabalha ao lado de Marion Cotillard na adaptação e vai repetir a parceria com a atriz no filme Assassin’s Creed.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER