Modern Family e os tempos modernos

Estamos vivendo os chamados tempos modernos, ou a era da internet. O simples fato de você estar lendo está coluna agora era impensável há alguns anos. A forma de se comunicar, se informar e os padrões de família mudaram, e este último é o tema da coluna esta semana.

Modern Family segue o estilo mockumentary e apresenta de uma forma satirizada uma… família moderna. Jay (Ed O’Neill) é um homem recém casado com a colombiana Gloria, mãe do garotinho Manny. Ele é pai de Clarie, que tem uma família mais tradicional com três filhos, e de Mitchell, que acaba de adotar uma filha com seu parceiro. O homem mais velho casado com uma estrangeira fogosa, a tradicional família americana e o casal gay são os três formatos de família apresentados pela série.

Agora, vamos desvendar o Melhor e o Pior de Modern Family?

Contra o preconceito

A TV americana é até que desencanada em relação aos homossexuais, o temido “beijo gay” lá acontece de forma natural, sem aquele grande tabu que perdura aqui no Brasil. Mas ainda assim, é sempre bom quando as séries abordam o tema, pois mesmo em um país mais “evoluído” em relação ao assunto, ainda há pessoas cabeça-duras. Modern Family aborda muito bem a homossexualidade, sem forçar situações e mostrando que é uma família como qualquer outra e tendo o cuidado de não usar esses personagens para piadas de humor negro, o que difere muito de outras comédias. Essa é a nossa amada família moderna, livre de preconceitos.

Elenco

Modern Family tem um elenco grande, mas todos muito talentosos, prova disso são as premiações que tem, em média, três atores/atrizes da série por categoria. Os adultos mandam bem, mas o grande destaque deste elenco são as crianças, Modern Family provou que um dá pra ter um elenco infantil de qualidade. Nolan Gould (Luke) e Rico Rodriguez (Manny) arrasam em cena e juntos garantem altas risadas. Claro que tenho que ressaltar o ator que está incrível em seu papel, vencedor do Emmy em 2009, o hilário Ty Burrell, que ainda não tinha se destacado na comédia. Não podemos esquecer é claro do veterano Ed O’Neill, sempre lembrado por Married with Children, o ator vem comandando o elenco e mostra toda sua experiência em sua ótima atuação.

O abuso do mockumentary

“É fácil contar uma história mais complexa quando você pode, simplesmente, cortar para a pessoa explicando as coisas à câmera.” — Abed (Community). Já citei esta frase aqui na coluna, mas é a mais pura verdade. Modern Family e The Office consagraram esta modalidade, porém, nos últimos anos, Modern Family vem abusando da técnica. Claro que algumas piadas bem engraçadas saem destes depoimentos, mas a coisa se tornou muito repetitiva e a série passa a sensação de que não consegue explicar nada sem usar os depoimentos. Pior ainda, mastiga muito as situações para o telespectador. Um exemplo de série que consegue mesclar bem os depoimentos e as situações é Parks & Recreation, que superou Modern Family e hoje se encontra entre as melhores (se não a melhor) comédia no ar.

Não é mais a mesma

Em sua primeira temporada, Modern Family conquistou a todos, era a melhor comédia da atualidade e ninguém discordava disso. Bem, os tempos mudaram e a família moderna amarga, no máximo, uma terceira posição. O que aconteceu? Parks e Community cresceram muito e atingiram quase uma perfeição, enquanto nossa família moderna, além de não evoluir, caiu de qualidade e nunca mais voltou a ser aquela série deliciosa da primeira temporada. O problema realmente ninguém sabe, talvez faltou criatividade, talvez a melhora das outras duas (melhores comedias atuais) fez com que mudássemos o olhar para Modern Family. Enfim, ainda assim, a série nos diverte, mas não tem como negar que a diferença da primeira temporada pras demais é grande.

Por hoje é só, pessoal, valeu pela companhia.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER