Mulheres de Areia: a Ringer da TV brasileira

Não, o Box Fechado não mudou de dia sem avisá-los, caros leitores. Excepcionalmente hoje, teremos uma coluna extra e tenho certeza que vocês irão gostar! Afinal, é uma novela que está no ar, apesar de antiga, e muita gente que ainda era pequenininha assistia com sua mãe ou avó. Vamos dar um pulo lá em 1993 e relembrar Mulheres de Areia?

Quem vê um pouquinho de televisão sabe, pelo menos, da existência de Mulheres de Areia na teledramaturgia brasileira. Até porque, a novela está sendo reprisada na TV Globo de segunda à sexta-feira, no Vale A Pena Ver De Novo. Eu me lembro de quando foi exibida originalmente, em 1993, quando eu nem era tão novinha assim, e minha mãe conta que minha personagem preferida era a Raquel. É, sempre curti um vilão.

A novela se passa na cidadezinha de Pontal D’Areia e segue a história das irmãs gêmeas Ruth e Raquel (vividas pela atriz Glória Pires), que disputam o amor do rico empresário Marcos (interpretado por Guilherme Fontes). Filhas do pescador Floriano (Sebastião Vasconcelos) e de Isaura (Laura Cardoso), as irmãs são idênticas na aparência, mas possuem personalidades completamente diferentes.

Mulheres de Areia foi um remake. Na versão original, de 1973, as gêmeas eram interpretadas pela atriz Eva Wilma. Ruth é uma professora, doce e de bom caráter. Já Raquel é invejosa e sem escrúpulos. A irmã boa se apaixona por Marcos, mas é gêmea má que consegue se casar com o rapaz, usando de artifícios, no mínimo, duvidosos para conseguir ingressar na família riquíssima. Mas como Raquel não um pingo de decência, mesmo após casada, ela continua se encontrado com o namorado, o malandro Wanderlei (personagem de Paulo Betti).

Quem descobre tudo é Tonho da Lua (Marcos Frota) um rapaz problemático, mas de bom coração. Da Lua vive criando esculturas de areia na praia e ninguém o leva muito a sério. Raquel, ardilosa que só, começa a persegui-lo e atormentá-lo, enquanto Ruth segue em sua tristeza por ter perdido seu amor. Até que uma grande reviravolta acontece e, após um acidente em que todos pensam ter matado Raquel, Ruth assume o lugar da irmã.

A irmã boazinha passa a viver como esposa de Marcos, que a esta altura já estava prestes a se divorciar da vilã após ter descoberto a traição com Wanderlei. Porém, Raquel não morreu, e volta para a cidade a fim de se vingar de todos, principalmente da amorosa irmã, de quem sempre desdenhou.

O enredo de Mulheres de Areia era tão bom, que inspirou produções futuras, como a novela Paraíso Tropical. Quem sabe também não tenha inspirado os criadores da série americana Ringer? Ou qualquer semelhança entre Bridget (Sarah Michelle Gellar) e Ruth é mera coincidência?

Mulheres de Areia também foi uma produção repleta de atores talentosos e personagens marcantes, como a rebelde Malu, vivida por Vivianne Pasmanter. A irmã de Marcos proporciou aos telespectadores diversas situações divertidas durante a novela, principalmente em sua afronta ao pai, Virgílio (Raul Cortez).

A novela foi escrita por Ivani Ribeiro, dirigida por Wolf Maya e exibida inicialmente pela Rede Globo na faixa das 18h, em 1993. Atualmente, é reprisada pelo mesmo canal no horário de 14h30, no Vale A Pena Ver De Novo, por onde já passou anteriormente, em 1996. Tem que ser muito boa mesmo para ser repetida duas vezes, não?

#StopSOPA e #StopPIPA — O Box de Séries é contra as medidas extremistas dos projetos de lei SOPA e PIPA, assim como é contra a pirataria que gera lucro, porém defendemos o direito de todos à informação e ao compartilhamento dela.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER