Não Entre Em Pânico: A Explicação do Dia da Toalha

O dia 25 de maio é uma data importante para quem é nerd

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar” — O Guia do Mochileiro das Galáxias

Atenção mochileiros de plantão! Hoje é um dia importante e famoso: hoje é o Dia da Toalha. Hoje é o dia em que nerds do mundo inteiro ficam durante todo o dia com uma toalha no pescoço para honrar a data. O motivo desse costume estranho? A edição especial do Com Texto e História explica.

Douglas Adams

Douglas Adams é o autor de um certo livro chamado “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que é o volume um da trilogia de cinco, segundo o próprio autor. Britânico, começou sua carreira como escritor em 1974, após ter feito um mochilão pela Europa, indo da Inglaterra até Istambul, Turquia. Adams conheceu Simon Brett, que trabalhava na rádio da BBC e aí os dois decidiram fazer um programa de humor com ficção científica. E foi assim que surgiu O Guia do Mochileiro das Galáxias, que depois virou uma saga de cinco livros (a tal trilogia de cinco partes). Os livros têm um humor bem ácido, que ironizam a política, as pessoas e suas manias, e já foi adaptado para os cinemas, em um único filme com Martin Freeman (O Hobbit), Zooey Deschanel (New Girl) e Alan Rickman (Harry Potter).

O Guia do Mochileiro das Galáxias

E é logo no primeiro volume que Douglas Adams fala sobre um livro muito importante para qualquer mochileiro interestelar, chamado… O Guia do Mochileiro das Galáxias, que era um aparelho que parecia uma grande calculadora, com 100 botões. Por parecer complicado, na capa está escrito “NÃO ENTRE EM PÂNICO” e uma das primeiras informações do livro é sobre um item essencial para qualquer mochileiro: a toalha. É com ela que você pode acampar, pedir carona, passar por diversos obstáculos, fora que, se sentir frio, pode se cobrir com ela, além de ser uma ótima arma para lutas caso esteja molhada. “E, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa” (trecho do primeiro livro).

Douglas Adams morreu em 2001, de um ataque cardíaco. Por causa da importância da toalha (e porque Arthur Dent, um dos personagens principais do livro a usa o tempo inteiro), é que os fãs resolveram homenagear Adams batizando o dia de sua morte como Dia da Toalha. Adams é tão importante para o mundo nerd, que a data se popularizou e virou um dia nerd. No início, pensaram em mudar a data para 42 dias depois da morte de Adams, por causa de uma outra piada dos livros. Porém, o que ficou mesmo foi o dia 25.

O dia 25 é conhecido também como Dia do Orgulho Nerd, mas isso nada tem a ver com Douglas Adams ou a toalha. A outra nomeação é porque foi nesse dia que Star Wars — Uma Nova Esperança foi lançado, em 1977. Embora todo fã de Star Wars comemore mais o dia 04 de maio, há aqueles que usam o dia 25 para celebrar mais um pouco. Na verdade, o mês de maio é um mês muito nerd, com várias datas comemorativas.

Então, mochileiro interestelar, pegue sua toalha hoje e vá celebrar o Dia da Toalha, o dia de Douglas Adams. E ah, lembre-se: a resposta para a questão fundamental da vida, do universo e tudo mais é 42.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!