Não fuja das curiosidades de Prison Break

Segunda-feira às vezes parece uma prisão, não é mesmo? A gente sempre tenta fugir dela, mas queira ou não, ela chega. Pelo menos é dia de Caixa Preta aqui no Box. E já que o assunto é cadeia, hoje o tema das curiosidades é uma das séries de prisão mais famosas que já passaram pela telinha: Prison Break.

Mesmo depois de cancelada, Prison Break ainda tem fãs cativos ao redor do mundo. Apesar de não ter garantido prêmios de grande relevância, a série foi um grande sucesso da Fox e teve quatro temporadas e um filme lançado diretamente em DVD e Blu-ray. A história mostrava um homem (Lincoln Burrows, interpretado por Dominic Purcell) considerado culpado por um crime que não cometeu, recebendo a sentença de morte. Para salvá-lo, seu irmão (Michael Scofield, interpretado por Wentworth Miller) elabora um plano para que ele fuja da cadeia, impedindo a execução injusta.

Então vamos às curiosidades de Prison Break?

# Muitas cenas da série foram gravadas em locações. Uma das mais usadas foi a cela que serviu de prisão para John Wayne Gacy, um serial killer americano conhecido como o palhaço assassino.

# A locação onde Prison Break era gravada, a velha Prisão Joliet, possuía na verdade celas de pequeno tamanho. Para ser possível a gravação da série, tiveram que reproduzir a prisão em estúdio com mais espaço para a equipe e para o elenco.

# Stacy Keach, o Diretor Henry Pope, passou seis meses em uma prisão britânica e concebeu seu personagem tendo como base o diretor dessa instituição.

# O personagem DB Cooper, interpratado por Muse Watson, foi baseado numa pessoa de verdade que, em 1971, depois de sequestrar um avião, extorquiu 200 mil dólares da empresa proprietária, a Northwest Orient, e pulou do avião em movimento com 21 quilos de notas de 20 dólares amarradas ao corpo. Ele nunca foi capturado.

# O hiatus de 4 meses entre os episódios 13 e 14 da primeira temporada de Prison Break deu um nó no roteiro da série. A execução de Lincoln estava programada para acontecer em maio. Porém, estava nevando, o que não acontece nessa época do ano.

# O nome da prisão da série, Fox River, é uma homenagem a um rio de Western Chicagoland, que fica próximo à prisão real que serviu de locação para a gravação de Prison Break.

# A série teria somente 13 episódios, mas devido ao sucesso, a Fox encomendou não só mais episódios, como também outras temporadas de Prison Break.

# Robert Knepper, o T-Bag, diz que ele baseou o corte de cabelo do seu personagem em um antigo professor de ciências que ele teve no colégio.

# Em entrevista, Rockmond Dunbar revelou que o C-Note iria aparecer em apenas dois episódios, mas com a renovação da série para uma temporada completa, o personagem se tornou recorrente em Prison Break.

# A ideia da série surgiu em 2003, mas a Fox acabou se recusando a produzir Prison Break pelo nervosismo de levar uma série com essa temática para a TV. Depois, a ideia de transformar o projeto em uma minissérie de 10 episódios acabou atraindo a atenção de grandes nomes da indústria cinematográfica, como Steven Spielberg e Bruce Willis, entretanto o projeto nunca saiu do papel. Em seguida, após o sucesso de séries como 24 Horas e Lost no horário nobre americano, a Fox voltou atrás e retomou a produção de Prison Break como conhecemos hoje.

# A cadeira elétrica não é a primeira escolha para execuções no estado de Illinois, onde a série se passa. Originalmente, o método de execução escrito para o Lincoln seria morte via injeção letal. Mas para ser mais chocante (literalmente, haha), os roteiristas mudaram para cadeira elétrica.

# 13 prisões baniram a série e não exibiram Prison Break em suas TVs.

# Paul Scheuring, o criador da série, disse que o conceito inicial dela (um homem deliberadamente sendo preso para, em seguida, fugir da prisão) foi uma sugestão de uma colega sua chamada Dawn Parouse. Ele acreditou ser uma grande ideia, mas questionou a motivação que levaria alguém a embarcar numa missão tão maluca assim e também em como isso poderia ser estendido para outras temporadas, caso a série fosse renovada. Depois disso, ele pensou na trama da acusação injusta do irmão e da subtrama da conspiração. Só assim ele começou a escrecer o roteiro do episódio piloto de Prison Break.

# Wentworth Miller, o Michael Scofield, foi escalado para o elenco nos quarenta e cinco do segundo tempo. Ele começou a gravar a série uma semana depois de ter feito os testes.

# Silas Weir Mitchell, o Heywire, originalmente fez testes para viver o T-Bag.

# Se você quiser uma tatuagem como a do Michael Scofield, seriam necessárias 200 horas de trabalho para fazê-la e iria custar algo em torno de 20 mil dólares. A aplicação da tatuagem em Wentworth durava 4 horas e meia sempre que ele iria gravar cenas do personagem.

# LJ é a abrevição do nome do filho de Lincoln, Lincoln Junior.

# A Dra Sarah Tancredi, interpretada por Sarah Wayne Callie, iria morrer no final da primeira temporada de overdose. Porém, a Fox pediu para os roteiristas que, devido à popularidade da personagem, ela continuasse no show. Por isso, quem morre no fim do ano 1 de Prison Break foi a Veronica Donovan.

# Dentre todos os 17 personagens listados como regulares em Prison Break, somente Veronica Donovan e Sofia Lugo não foram presas.

# Muitos personagens tem seus nomes baseados em presidentes e políticos americanos. Lincoln Burrows se refere a Abraham Lincoln, T-Bag é uma referência a Theodore Roosevelt, Michael Scofield se refere a Edward Scofield, C-Note Franklin se refere a Benjamin Franklin e Alexander Mahone é uma homenagem a William Mahone. Por fim, Paul Kellerman é uma referência a Roy Kellerman, o agente do serviço secreto que dirigia a limusine do presidente Kennedy durante seu assassinato.

# Lincoln diz que Michael nasceu em 1976, porém em sua lápide aparece a data de nascimento de 8 de outubro de 1974.

Por hora, ficamos por aqui. Se tiver mais curiosidades de Prison Break, não se sinta preso e comente aí pra gente.

Te espero semana que vem com curiosidades de outra série de sucesso. Até a próxima segunda.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!