Narcos 1×06 — Explosivos

Em Explosivos, Narcos, mostra o passo a passo que antecede um dos acontecimentos mais trágicos da Colômbia.

Estou pronto para fazer o que está pedindo. Obrigado pela oportunidade, Don Pablo. É uma honra trabalhar para o senhor” — Jaime

Neste episódio, Narcos mantém a narrativa mais lenta do que apresentada em seus primeiros episódios. Explosivos centra-se na movimentação dos seus principais personagens e narra de maneira tensa as principais jogadas de Pablo, Murphy e Peña no fato que, mais uma vez, abalaria os colombianos e a opinião pública mundial.

Podemos dividir o episódio em três momentos: a relação de Murphy e Gavíria, Peña e sua caçada por Gacha e Escobar assumindo a postura de maestro ao orquestrar mais um atentado, desta vez contra César Gavíria.

César Gavíria não é só um personagem importante na história da Colômbia. Em Narcos, a força do até então candidato à presidência é proporcional à de Pablo Escobar. Ambos são teimosos em suas convicções e na maioria das vezes ignoram conselhos alheios. É o homem a ser temido por Pablo, e nesse episódio consegue jogadas vitoriosas sobre o narcotraficante.

Murphy teve trabalho com Gavíria. Conseguir a atenção e a confiança do candidato não foi tarefa das mais fáceis. Gavíria, mesmo assumindo a política de extradição, não quer ficar sob o comando dos EUA. Tenta a todo custo manter um distanciamento e por pouco não tem um fim igual ao de Galán.

narcos1x06

Essa preocupação quanto à vida de Gavíria vai tomando forma no decorrer do episódio com Pablo arquitetando seu mais novo plano nefasto. Falar sobre Escobar é uma das tarefas mais difíceis pois estamos diante de um tirano que, ao mesmo tempo, assume um papel de salvador para muitos colombianos. Temos que analisar com cuidado cada papel assumido por ele.

Quando está sob a máscara de salvador tudo fica mais favorável para Pablo. Seu exército de jovens em busca de justiça social, aumento de renda fácil está à sua disposição. Prontos para executarem as ordens do seu salvador. O perigo aqui é que a mensagem passada para os jovens é uma, porém o objetivo dos seus serviços são completamente diferentes. A cena que fecha o episódio, com Jaime no avião pronto para realizar o trabalho que lhe foi designado é uma das mais tensas e tristes que Narcos já apresentou.

Se Pablo não atingiu o seu objetivo em ter Gavíria no seu alvo de abate, o narcotraficante teve outra derrota nesse jogo de gato e rato. Cartagena foi o cenário para vermos o fim de Gacha, um dos poderosos braços de Escobar. Peña e Carrillo assumem a missão de, se possível, capturarem Gacha vivo. Tarefa não realizada. O fim do narcotraficante, junto com seu filho, que mesmo com pouco tempo em cena se mostrou um ser desprezível, foi um dos momentos mais sangrentos da série.

Narcos tem a difícil tarefa de narrar fatos que provam quem foram as pessoas que mais saíram prejudicadas dessa guerra: as pessoas que estão à deriva do poder, do dinheiro, das oportunidades. Justamente àquelas que idolatram o seu maior algoz, Pablo Escobar.

A curta participação de Jaime exemplifica muito essa certeza. Um jovem vindo das comunas da Colômbia, pai de família, que enxerga em Escobar a única possibilidade de mudança para aquele povo. Pouco interessa de como e de onde vem esse dinheiro jogado aos céus por Pablo. Os fins, para essas pessoas, justificam os meios.

E você, gostou do episódio? Dê sua opinião abaixo e até a próxima crítica de Narcos.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER