Narcos 1×08: La Gran Mentira

Entrando em sua reta final, Narcos coloca todos os seus personagens no limite emocional, em La Gran Mentira.

Você (Gavíria) é Presidente de um país que virou um verdadeiro inferno. Com quem mais esperava fazer um acordo?” — TURBAY, Ex-presidente

Durante toda a temporada, Narcos utilizou de diversos recursos para contar sua história. Fincou-se no realismo mágico Colombiano para fazermos crer na realidade monstruosa, das ações de uma legítima história policial, do documentário para atestar que, sim, estávamos diante de uma barbárie.

Em La Gran Mentira, todos esses recursos aparecem em maior ou menor escala e, talvez por isso, o episódio seja um dos melhores da temporada. Porém, o que o torna tão importante, é que nesse momento da história todos os personagens estão no seu limite emocional e suas jogadas são decorrentes desse temor, desse surto prestes a explodir.

Os dois lados da história perderam aliados, forças, respeito e tudo mais que podemos colocar nessa guerra real em que a Colômbia vivia. E duas mortes foram cruciais para as decisões que virão a seguir: a da jornalista Diana Turbay e do primo Gustavo. Ninguém está de brincadeira nessa história, por mais que o roteiro, às vezes, tente amenizar com diálogos mais leves.

– Eu ia fazer coisas maravilhosas por este país. Se me transformei em um monstro, como todos vocês dizem, a culpa é de pessoas como o teu pai e dos políticos “de sempre” — ESCOBAR, Pablo

– Sim. Você teria feito coisas maravilhosas. E essa é a parte mais triste” — TURBAY, Diana

Embora a história conte de outra forma a morte de Diana Turbay, em Narcos, a jornalista assume uma postura quase de salvadora da pátria e realmente foi para os seus amigos jornalistas e demais sequestrados. Realmente ela acreditava que Escobar poderia ter feito coisas maravilhosas para a Colômbia, se a história tivesse tomado outro rumo.

narcos1x08

Nesse momento, La Gran Mentira faz uma crítica bem construída sobre o papel da mídia nessa tragédia. E olha que muita coisa não mudou de lá para cá. Diana é a personificação daquilo que esperamos de qualquer profissional de comunicação. Ela não foi sequestrada só porque era filha de um ex-presidente, mas também por ser uma ferrenha crítica à situação do país e o papel de Escobar nisso tudo.

Já Valéria, a fiel escudeira de Pablo, está ali com o simples objetivo de alimentar o seu ego e conseguir um status de importância na mídia televisiva. Mas, como todos ali deitam e se relacionam com o diabo, em algum momento tudo isso seria cobrado. Pablo a coloca em seu lugar e, a consequência disso, foi a traição de Valéria em delatar o esconderijo da família de Pablo para Pacho, do cartel de Cali.

Inocência de Pablo em contrariar uma pessoa tão próxima às suas ações e com acesso aos meios de comunicação. Inocência também de primo Gustavo, em não imaginar que suas escapulidas não o deixaria a mercê visualmente dos inimigos. Carrillo estava à sua espreita e proporcionou uma cena maravilhosa, seja pelos diálogos, ou pela ações da cena derradeira.

Se os dois lados desse tabuleiro de xadrez sofreram baixas significativas, nada melhor e necessário que se firmar um acordo. Pablo, com medo de acontecer algo mais sério com sua família, aceita se entregar desde que isso aconteça de acordo com suas exigências. O governo colombiano, na necessidade e urgência de dar uma resposta à população aceita tais exigências e, fazendo-se de cego, concorda em colocar Escobar na sua “Catedral”.

Os dois próximos episódios de Narcos concentram-se na La Catedral e tudo que foi feito, criado e determinado de dentro de suas cercas de proteção. Pablo, mesmo preso, nunca perdeu as rédeas do seu cartel, porém, são os olhos do dono que engordam o gado e, infelizmente, Escobar não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Terreno propício para Cali e o DEA fazerem suas jogadas finais nessa temporada.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER