Neil Patrick Harris: o astro teen que deu certo!

Ficha Corrida

Nome completo: Neil Patrick Harris

Apelido: NPH

Idade: 37 anos

Signo: Gêmeos

Altura: 1,85m

Estado civil: Solteiro

Filme predileto: Cortina Rasgada

Bebida favorita: Red Bull

Esta é a sua vida

Neil Patrick Harris nasceu em Albuquerque, Novo México, no dia 15 de junho de 1973, filho de Ron e Sheila, dois advogados. Ele cresceu em Ruidoso, uma cidade pequena que fica no mesmo estado, onde teve sua primeira experiência com o teatro na quarta série, quando ganhou o papel de Toto em uma produção da escola de O Mágico de Oz.

Em 1988, a família Harris se mudou para Albuquerque, no mesmo ano em que Neil fez sua estreia no cinema, em dois filmes: Purple People Eater e Clara’s Heart, no qual contracenou com Whoopi Goldberg.

Um ano depois, quando Neil tinha 16 anos, ele conquistou o papel de protagonista em uma série de TV sobre um jovem médico prodígio, a famosa Doogie Howser, MD, que deu a ele o status de galã entre as adolescentes. A série durou 4 temporadas e rendeu a Neil um prêmio People’s Choice de Atuação Masculina em Nova Série e uma indicação ao Globo de Ouro, ambos em 1990.

Enquanto estava na série, ele ainda encontrou tempo para atuar nos palcos, incluindo em uma montagem de O violinista no telhado, na qual ele interpretou Lazar Wolf, o açougueiro. Quando Doogie Howser, MD chegou ao fim em 1993, Harris se jogou de cabeça no teatro, algo que ele sempre quis fazer.

em 1997, Neil voltou para trás das câmeras, atuando no filme Tropas Estelares ao lado de Denise Richards. No mesmo ano, ele aceitou o papel de Mark Cohen na produção do musical Rent. Sua performance lhe rendeu um prêmio da Drama-League.

Depois disso, Harris voltou para TV. Primeiro, com uma participação especial em Will & Grace e então ele tentou a sorte em uma nova série, Stark Raving Mad, ao lado de Tony Shalhoub (Monk), mas não foi bem-sucedido e a ela foi cancelada em sua primeira temporada.

Neil debutou na Broadway em 2001 com o espetáculo Proof. E seguiu em cartaz nos palcos, participando de Romeu e Julieta, Cabaret e, mais recentemente, Assassins. Em 2005, depois de algumas participações especiais em séries como Numbers e Law & Order: Criminal Intent, ele aceitou outro papel em uma sitcom e, dessa vez, foi muito bem-sucedido.

Então, olha só: David e eu estamos esperando gêmeos neste outono. Estamos super animados/nervosos/empolgados. Espero que a imprensa respeite nossa privacidade.

(tweet de 14/08, confirmando os rumores de que ele e David serão pais)

Como Barney Stinson de How I Met Your Mother, Harris foi indicado a dois Globos de Ouro (2009 e 2010) e a quatro Emmys (2007, 2008, 2009 e 2010). Aliás, no próximo dia 29/08, ele tem duas chances de levar um prêmio para casa, já que também foi indicado ao Emmy na categoria de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia, por sua participação em Glee.

Além de atuar e cantar, Neil também é mágico. Pois é, ele já demonstrou seus dotes de ilusionista em HIMYM e em programas de TV em que participa, como o The Ellen DeGeneres Show. E não pense que isso é apenas um passatempo, pois ele já recebeu até um prêmio, o Tannen’s Magic Louis em 2006, além de apresentar o Prêmio Mundial de Mágica em 2008.

Aliás, essa apresentação pode ter servido de cartão de visitas para a maratona de prêmios que ele fez nesta temporada: ele começou com o Emmy do ano passado, seguido do Tony — o prêmio máximo do teatro norte-americano, passando pelo Globo de Ouro deste ano e culminando com o Oscar. Haja piadinhas para contar em tantas apresentações, não?

Apesar de estar desde cedo no showbiz, Neil sempre conseguiu manter sua vida pessoal privada até que, em 2006, rumores sobre sua sexualidade começaram pipocar por todos os lados. E ele tratou de esclarecer as coisas rapidamente, publicando um comunicado na revista People dizendo “O olhar público sempre foi gentil comigo e, até recemente, eu fui capaz de viver uma vida bastante normal. Agora, parece que há especulação e interesse sobre minha vida privada e relacionamentos. Então, ao invés de ignorar aqueles que escolhem publicar suas opiniões sem falar comigo diretamente, eu fico feliz em desfazer qualquer rumor ou equívoco e estou bastante orgulhoso em dizer que eu sou um homem gay bastante satisfeito vivendo minha vida ao máximo e me sinto muito afortunado em trabalhar com pessoas maravilhosas no negócio que amo.”

Seamana passada, Neil teve que vir a público mais uma vez para falar de sua vida pessoal, mas desta vez para confirmar a notícia de que ele e seu parceiro de quase 6 anos, o ator David Burtka, estão esperando gêmeos, com a ajuda de uma barriga de aluguel.

Neil volta a telinha dia 20 de setembro com a estreia da sexta temporada de How I Met Your Mother e, em 2011, vai invadir os cinemas com a adaptação do desenho Os Smurfs.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

Drag Race! Confira a ordem de eliminação das queens da décima temporada.

O Mecanismo: Listamos que personagem representa uma personalidade na vida real na operação Lava Jato.

Precisamos falar sobre Credence, um dos personagens mais profundos que já foram criados por JK Rowling.