No Limbo II: Qual a real chance de renovação das séries?

Oi gente!

No ano passado, mais ou menos nesta época, a coluna Audiência se rendeu aos apelos dos fãs e lançou uma coluna especial, na qual a gente especulou bastante e discutiu um pouco das reais chances de renovação das séries que ainda houve uma posição da emissora sobre o assunto.

A renovação depende basicamente de duas coisas: o quão perto do rating médio da emissora a série se encontra e há chances de syndication? (para os termos básicos, veja aqui).

Então vamos lá! O up front deste ano esta marcado para maio e até uma semana antes, quando começam a pipocar as confirmações de renovação/cancelamento, o que fica são previsões e opiniões pessoais sobre quais séries têm chances de voltar nas temporadas do ano que vem.

ABC Logo

ABC — American Broadcast Company

Para o canal, há de se considerar algumas variáveis. Betrayal, Mixology e Super Fun Nigth são praticamente certeza de cancelamento, e há riscos também para Nashville. Porém, temos que levar em consideração tudo que a emissora fez pela série nesta temporada (horários alternativos, mortes e uma trama profunda) e a força que uma série musical pode ter, com turnês, singles e shows dos artistas. É uma renda extra ao canal que pode garantir sobrevida à série. Já o investimento em uma sexta, com as sextas de comédia do canal com The Neighbors e Last Man Standing, apesar destas séries terem se mostrado abaixo da média para o dia, há chances delas permanecerem no ar caso o canal não migre ou Mixology ou Trophy Wife para sextas.

Em relação à grande aposta da temporada, Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D, é bem provável que a série continue na grade da emissora, visto as escusas negociações entre sua diretoria e a Disney e o fato de a série estar competindo de igual para igual com a CBS no horário de exibição.

Revenge, que veio com promessas de uma história intrigante e tem mostrado uma vingança morna e sem grandes avanços pelo segundo ano seguido, só deve se safar pelo investimento na série e pelo Syndication. Passou de 100 episódios, duvido que Hamptons volte a ser cenário para o canal.

Certezas de renovação para Castle, The Midle, Once Upon a Time, Resurrection e Modern Family. E grande destaque nesta temporada para a dobradinha de Shonda às quintas: Scandal assume a liderança e Grey’s Anatomy se prepara para o fim, com Sandra Oh deixando o elenco ano que vem. Será que o hospital sobrevive a esta perda?

cbs_logo_thumb

CBS Broadcast INC.

O canal já anunciou as grandes renovações (veja aqui) com direito a Alicia Florick garantida para o ano que vem. Porém, algumas das incertezas ainda correm muito risco, como The Mentalist. A série tem gerado grande buzz após a season finale, mas não fez parte do pacotão de março de renovações, provavelmente por problemas na negociação dos contratos, já de longa duração.

E com tantas séries já renovadas, por que manter Hostages, Intelligence e The Crazy Ones? Todas as três são estreladas por grandes nomes (Dylan McDermott, Sarah Michelle-Guellar, Robin Willians e Josh Holloway). Aqui temos o dilema investimento em imagem versus audiência. Cancelar o segundo projeto de Guellar é no mínimo humilhante. Buffy não dá mais audiência? Além disso, a volta de Holloway para a TV foi extremamente decepcionante.

cw_logo_color

The CW Television Network

O CW é um canal que vem se especializando em séries para o público adolescente (e por este motivo gera um buzz sempre expressivo) e séries fantásticas (no sentido da fábula, super-heróis e vampiros). Na temporada passada, o canal moveu The Carrie Diaries para as sextas-feiras, mas não foi o suficiente para, mesmo em padrões bem baixos, manter o público. Logo, Carrie Bradshaw não deve estar entre nós na próxima temporada.

E pelo segundo ano consecutivo também Beauty and the Beast corre risco. Com o fim de Nikita, o fiasco de Cult e a falta de público para Star-Crossed e The Tomorrow People, ou o canal renova por completo a sua grade (0 que é possível, visto os projetos futuros) ou mantém por mais um ano e encerra de vez as séries que não são viáveis comercialmente.

NBC thumb

NBC — National Broadcast Company

Para este ano, o canal apostou mais uma vez nas sextas-feiras, com a produção de Dracula e Hannibal para este dia. Seria uma sexta de terror do canal? Se sim, a tendência é que as séries continuem no ar na próxima fall season. A NBC é um canal conhecido por não fazer-se de rogado com a insatisfação, sempre cancela séries sem pestanejar. Este ano, já foram canceladas Welcome to The Family, The Michael J. Fox Show, Ironside e Sean Saves the World.

As demais séries têm chances de permanecer no canal dependendo do dia que vão ao ar. Após o sucesso de About a Boy e Growing Up Fisher, Community pode ser uma incerteza para o próximo ano. O fator The Voice conta muito: as séries que vêm sendo apresentadas após o programa têm conseguido resultados muito melhores que a série de Community. Bora continuar com #sexseasonandmovie fãs? Foi uma das hasgtags mais bem sucedidas do ano.

Believe e Crisis são séries que não têm muitas esperanças. Believe é daquelas séries que parece que já vimos (Touch Reload? Acho que sim…). E Revolution, tão longe do Syndication… não vejo esperanças, pois está sendo substituída constantemente na TV americana pelo especial do Príncipe Harry.

Muito difícil Law and Order: SVU, sendo o terceiro drama mais visto do canal, ser cancelada. Um dos empecilhos é a renovação de contratos. A cada ano fica mais difícil manter Mariska Hargitay no elenco, uma das atrizes mais bem pagas da TV.

Fox-logo

FOX Network

Não existem grandes incertezas no canal, existe uma perda muito grande de audiência do ano passado para este, com direito a cancelamento do The X Factor, que prometia muito mas decepcionou demais os fãs.

As animações do canal, já tão tradicionais, são um show a parte. Os Simpsons, já renovados para 26ª temporada, um dos programas mais longevos da TV. Já Family Guy, apesar de ir muito bem na audiência, ainda não foi anunciada como renovação certeira.

Dads, Almost Human e Surving Jake não têm números para uma renovação, mas podem continuar no ar caso o canal julgue que as produção ainda se pagam. Ainda há o fator DV-R e a audiência de 7 dias em DV-R, que podem modificar este cenário muito rapidamente.

Lembro sempre que esse espaço é um espaço para discutirmos! Caso discorde de mim, vamos debater o porquê com elegância nos comentários, ok? Espero que gostem da coluna desta semana, foi feita e pensada com muito carinho. Até a próxima!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER