No mundo da música o Egito sempre foi tendência

Seja de maneira sutil ou caricata, o Egito está presente na música pop.

O mar vermelho se abriu, a novela da Record bateu a audiência da novela da Globo e o Egito antigo está na moda! Mas antes de sair por aí de franjinha reta, delineador marcado e adereços dourados saiba que, no mundo da música, as pirâmides no meio do deserto sempre estiveram super ‘in’. E para provar isso, confira essa incrível playlist videoclíptica inspirada no sucesso de Os Dez Mandamentos.

Pra começar, um dos maiores sucessos da cultura pop de todos os tempos. Ainda que hoje em dia ninguém saiba quem é The Bangles, nos anos 80 a banda lançou uma música sobre “andar como um egípcio”, num ótimo exemplo de ignorância cultural, mas que fez muito sucesso. Ainda hoje muita gente deve ficar desapontada ao descobrir que no Egito de verdade as pessoas não se movimentam fazendo poses de hieróglifos.

Lá na década de 90, Michael Jackson dominava a arte dos videoclipes, cada lançamento novo dele era aguardado com ansiedade por fãs e até por quem não gostava tanto assim de sua música. Em Remember The Time, o rei do pop não decepcionou e nos mais de 9 minutos da produção usou efeitos especiais incríveis para a época e talvez até melhores que os da Record hoje em dia?, sem falar na coreografia impecável e no Eddie Murphy de faraó.

No ano passado as influências do Egito antigo já davam indícios de voltar a bombar no mainstream com o lançamento de um dos maiores sucesso de 2014 e de toda a carreira de Katy Perry. Dark Horse é mais um exemplo de quando o mundo pop deturpa toda uma cultura, mas não deixa de ser uma delícia de assistir.

Ainda que de maneira mais sutil e com muito mais classe, FKA Twigs também bebeu da fonte egípcia para o clipe de Two Weeks. As batidas contemporâneas pesadas contrastadas com imagens que parecem saídas diretamente dos desenhos de uma pirâmide funcionam muito bem juntas.

Mais recentemente, Stevie Wonder, Pharrell e Snoop Dogg se uniram num clima egípcio do passado cheio de elementos futurísticos que combinam tanto que parece até que carros voadores realmente fazem parte da paisagem entre as pirâmides. Visto que o antigo Egito é famoso por ser uma época cheia de tecnologias e invenções a frente de seu tempo, não é de se estranhar essa percepção.

Olha o kibe! Toda e qualquer referência que os brasileiros nascidos antes ou durante os anos 90 têm sobre o antigo Egito vem diretamente de Cumpadre Washington e Beto Jamaica. Neste caso não há nem o comentar sobre referências e influências que atingiram milhões de pessoas. Não existiria Os Dez Mandamentos se antes não tivesse existido esta belíssima produção visual do É O Tchan.

Conhece mais algum clipe que usa o Egito antigo como fonte de inspiração? Gosta do tema? É louco por Os Dez Mandamentos? Se joga aí nos comentários! (só não vale dar spoiler da novela).

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER