Nova leva de semideuses gregos em O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto inicia a nova série de mitologia grega de Rick Riordan com maestria.

Nenhum de vocês dois ficou doente?” JACKSON, Percy
Meg balançou a cabeça.
 — Eu tenho excelente constituição — afirmei. — Sem dúvida, foi o que me
salvou.” APOLO
 — E eu ter tirado a fubaça da sua cara — acrescentou Percy.
 — Bem, isso também.” APOLO

E tio Rick ataca novamente! Após misturar a mitologia greco-romana em sua última série, Os Heróis do Olimpo, ele volta à mitologia grega em sua nova série As Provações de Apolo, que, como o nome bem diz, falarão das aventuras e provações do deus Apolo.

Ora, comecemos do início. A proposta de fazer um deus perder todos os seus poderes e tornar-se humano é inusitada. Mas um deus como Apolo, com todas as suas peculiaridades, foi corajoso. A narrativa em primeira pessoa permite vermos a evolução dele ao longo do livro. Apolo é extremamente narcisista e egocêntrico, e seus comentários ou pensamentos são hilários.

A história gira em torno de Apolo tentando descobrir como voltar a ser um deus, enquanto tenta não morrer e salvar os semideuses. Ele conta com a ajuda de Meg McCaffrey, que na verdade reivindicou os serviços dele, para conseguir salvar os oráculos — o de Delfos e mais alguns que nem conhecemos direito — dos vilões, que ele nem sabe quem são por um tempo.

Apolo, ou Lester Papadopoulos, como deveria ser chamado em sua forma humana, é uma peça. Em livros anteriores já víamos traços e ideias da sua personalidade. Ele tem a falsa ideia de que o mundo gira ao seu redor, o que faz com que muitas cenas sejam engraçadas. Devo também salientar o quão bem foi mostrada a relação de Apolo com seus filhos, e como ele percebe o quão negligente sempre foi com eles.

Agora, falando de Meg, que menina diferente das mocinhas dos livros anteriores. Ela é cheia de personalidade e geniosa. Mas é também inocente, ingênua. Apolo que a insere no mundo dos semideuses, pois com as habilidades dela a única opção lógica é a de ela ser uma semideusa, embora não se saiba filha de quem (Apolo até tem suas suspeitas, mas não as compartilha conosco). Só sabemos a identidade de seu pai/mãe divino no Acampamento Meio Sangue.

No Acampamento Meio Sangue, Apolo descobre que as comunicações andam falhas, fazendo com que o Acampamento fique isolado. Também não há muitos campistas e os poucos remanescentes estão sumindo. Mas, o maior problema que ele descobre é que o Oráculo de Delfos está quieto, e sem profecias não há missões e sem missões os semideuses ficam sem rumo.

Embora Apolo seja um deus, ele está em sua forma humana, destituído de seus poderes. Como humano percebemos o quão impotente Apolo está e sente-se, pois suas habilidades são deploráveis, principalmente para as que ele deveria dominar, como a arqueria e a música, já que ele é, além do deus sol, também deus da arqueria e da música. Seus filhos tentam lhe incentivar, mas para os semideuses é uma situação inusitada ver seu pai, o Grande Apolo, como um adolescente, cheio de espinhas no rosto e gordinho.

Não, não, não. — Cambaleei pela calçada, torcendo para a barriga não ir
comigo. — Onde está o meu tanquinho? Eu sempre tive tanquinho. Eu nunca tive gordurinha na cintura. Nunca em quatro mil anos!” APOLO

Poucos semideuses estão no acampamento, portanto poucos aparecem no livro. De uma forma ou de outra, os poucos que estão aparecem para ajudar em alguma situação, ou tentar zoar com a cara de Apolo, pois para eles é engraçado ver um deus sendo punido por seu pai — quem nunca sofreu um castigo? Apolo é gente como a gente.

Uma coisa interessante foi ver que, ainda que os personagem mais conhecidos tenham sidos citados — Piper McLean e Jason Grace, Annabeth Chase, Leo Valdez, Frank Zhang e Reyna Ramírez-Arellano -, eles não aparecem. Os únicos que fazem uma pontinha são Percy Jackson, que leva Apolo e Meg até o acampamento e depois volta para ajudá-los na batalha, e também Leo Valdez, que volta e apanha de todo mundo — outra ótima cena.

Devo chamar a atenção para o fato de todos os livros de Rick que são de mitologia sempre estão meio que vinculados um ao outro, mas nessa nova série ele conseguiu vincular Percy Jackson e Os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo de uma maneira super lógica e super coerente com os acontecimentos narrados. Rick Riordan conseguiu mais uma vez entregar personagens carismáticos, que nos fazem torcer por eles e querer saber o que vai acontecer. Estou ansiosa para o próximo livro da série. Você já leu O Oráculo Oculto? Se sim, conta para nós o que achou aqui embaixo nos comentários.

O Oráculo Oculto

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER